Canal de Veneza

Reconheça a sua cidadania italiana via judicial

A cidadania italiana via judicial é a maneira ideal de você conquistar o tão sonhado passaporte. Tudo é realizado por meios legais e, com o apoio da equipe da Dimensione Cidadania, o processo torna-se mais seguro.

Colisseu
Um sonho além do passaporte

Não perca mais tempo! Se você é descendente italiano e quer viver as experiências que a cidadania pode te proporcionar, chegou a hora de iniciar o seu processo de reconhecimento via judicial. O procedimento consiste em cinco etapas e, caso seus familiares também tenham interesse pelo reconhecimento, é possível abrir um só processo e dividir os custos.

Solicitar Cotação

Passo a passo

01

Conferir se a documentação é apta.

A Dimensione Cidadania analisa todos os seus documentos e o informa como deve ser preparado. Não cobramos nenhum valor para fazer essa análise.

02

Preparar a documentação para o processo (traduzir e apostilar).

Fazemos a pesquisa de documentos e atualizamos as certidões caso seja necessário. Preparamos a procuração outorgando poderes de representação aos nossos advogados, além de traduzir e apostilar toda a documentação para entrarmos com o processo. Oferecemos o serviço de pesquisa e busca (emissão/atualização de certidões) no Brasil e Itália.

03

Protocolar o processo no tribunal competente.

Tudo é feito totalmente on-line: não há a necessidade de ir à Itália, sendo um processo 100% seguro (como a sentença transita em julgado, a cidadania não pode ser contestada). Ressaltamos que, em um só processo, pode haver mais de um membro da mesma família e todos serão reconhecidos juntos.

04

Executar a sentença e registrar os reconhecidos no comune do antepassado.

Apenas com a sentença em mãos, o descendente não consegue gozar dos direitos de um italiano, sendo necessário fazer o registro nos livros de registro civil italiano. Para aqueles que tem filhos menores, é nessa etapa que eles terão a cidadania italiana, pois serão registrados junto aos pais.

05

Fazer a inscrição no AIRE e gozar dos direitos e deveres do cidadão italiano.

É de extrema importância que o descendente reconhecido se inscreva no AIRE (cadastro dos italianos residentes no exterior). O requerimento é solicitado no consulado e confirmado pelo comune onde foram transcritas as certidões. O seu elo com a Itália será por meio do consulado, devendo manter sua vida espelhada entre Brasil e Itália, informando direto ao consulado onde é inscrito, sobre mudanças de endereço e estado civil ou nascimento de um filho. Nos preocupamos em dar esse suporte a você e ajudá-lo a realizar a inscrição sem custo extra.

Monumento de Victor Emmanuel II em Roma

Documentação necessária

Documentação necessária

Você sabe quais são os documentos necessários para dar entrada no processo de reconhecimento de cidadania italiana via judicial?

Visualizar lista de documentos

Por que a Dimensione Cidadania?

Porque vamos além, mostrando o que é ser um cidadão italiano.

Somos uma empresa premiada, com bagagem de mercado e confiabilidade perante todos os serviços prestados aos nossos clientes. Você é a nossa prioridade e, por isso, realizamos nosso atendimento com o máximo de atenção, humanização e zelo. Nosso corpo jurídico italiano está pronto para entrar com o seu processo de reconhecimento da cidadania italiana. Vem com a gente!

Solicitar Cotação
Ícone do sinal de aspas

"Pioneira e referência em cidadania italiana via judicial."

Daniel Laguna
Ícone do sinal de aspas

"Passando somente para notificar vocês que, finalmente, consegui pegar o passaporte aqui na Irlanda e agradecer o suporte. Desculpem por qualquer ansiedade no processo e muitíssimo obrigado! Gratidão Catia e toda equipe."

Emanuel Ferreira
Ícone do sinal de aspas

"Fiquei extremamente satisfeito com a condução da Dimensione Cidadania nesse início do meu processo de reconhecimento da cidadania por meio da via judicial. A equipe e o Fabio sempre foram muito atenciosos, de modo que eu não tivesse dúvidas. A velocidade do processo até a sentença superou minhas expectativas, tendo início a inscrição no tribunal de Veneza em setembro de 2022 e a divulgação da sentença em janeiro de 2023. Obrigado a toda equipe."

Daniel Poltronieri
Blog
Conheça 7 sobrenomes italianos muito populares

Conheça 7 sobrenomes italianos muito populares

Você tem um sobrenome italiano, mas ele é escrito de forma diferente da forma que é na Itália? Ou tem dúvidas quanto à região que ele pertence, sua origem e significado? Pode acontecer. Afinal de contas, muitos imigrantes ao chegarem no Brasil mudaram a grafia de seus nomes para uma forma "aportuguesada".

Leia mais...
Consultoria para cidadania italiana: o que analisar ao contratar uma?

Consultoria para cidadania italiana: o que analisar ao contratar uma?

Retificação, filas no consulado, apostilamento, Jus sanguinis e outras palavras em latim: essa é a realidade de alguém que está buscando o seu reconhecimento como cidadão italiano. Em meio a tantos detalhes, o descendente pode ter dificuldades para dar prosseguimento ao seu processo.

Leia mais...
Tirar cidadania italiana direto na Itália é contra a lei?

Tirar cidadania italiana direto na Itália é contra a lei?

1.118 — esse é o número de brasileiros que tiveram seus passaportes cancelados na pequena cidade de Ospedaletto Lodigiano, no norte da Itália. O comunicado foi lançado no dia 9 de fevereiro e a razão pode ser explicada de forma objetiva: as cidadanias foram concedidas pelo fator residência, ou seja, aqueles descendentes comprovaram a sua moradia no local.

Leia mais...
SAIBA MAIS
FAQ

A Dimensione Cidadania é uma empresa com foco no reconhecimento da cidadania italiana pela via judicial. Nós oferecemos todo o suporte que o descendente precisa desde a busca pelos documentos até o registro no AIRE.

Além disso, nós oferecemos os serviços de:

  • Reconhecimento da cidadania italiana via judicial;
  • Preparação dos documentos para o reconhecimento da cidadania italiana;
  • Naturalização da cidadania italiana por casamento;

Para ter o reconhecimento em tempos mais ágeis que os tempos consulares e sem ter que ir à Itália. Além disso, é possível ingressar no mesmo processo até 10 requerentes descendentes do mesmo dante causa (italiano autêntico).

O termo refere-se ao reconhecimento do descendente italiano que tem um antepassado nascido na Itália, sendo a descendência passada por sangue.

Documentos do antepassado italiano:

  • Certidão de nascimento (estratto dell´atto di nascità);
  • Certidão de casamento;
  • CNN – certidão negativa de naturalização;

Documento das pessoas nascidas no Brasil:

  • De todos os ascendentes que servem para comprovar a descendência dos requerentes, mas não vão solicitar o reconhecimento.
  • Certidão de nascimento (modelo simples/breve relato)
  • Certidão de casamento (modelo simples/breve relato)

Documentos de quem está entrando com o pedido:

  • Certidão de nascimento (em inteiro teor digitada);
  • Certidão de casamento (quando houver, em inteiro teor digitada). Caso não haja filhos no processo, esse documento será necessário apenas no final;

Os interessados precisarão de uma procuração com firma reconhecida (por autenticidade ou semelhança) em tabelionato de notas outorgando os poderes ao advogado italiano para representar-lhes no tribunal. O advogado representará os requerentes no tribunal competente, sem necessidade de estes viajarem para a Itália em nenhum momento do processo.

Um reconhecimento administrativo pode ser suspenso pelo Ministério dos Interiores italiano (órgão responsável pelo reconhecimento da cidadania italiana) por vários motivos, enquanto um reconhecimento judicial não pode ser colocado em discussão por nenhum órgão, pois é decretada por sentença com trânsito em julgado.

Os tempos médios são de 24 a 36 meses.

Se o reconhecimento for direto na Itália, o reconhecido terá direito a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e/ou eventual casamento e passaporte. Se o reconhecimento for feito pelo consulado competente ou via judicial, o reconhecido terá acesso somente ao passaporte.

Acesso facilitado aos Estados Unidos, Canadá e outros países; aposentadoria na Itália; morar, trabalhar e estudar na Itália e em qualquer país da União Europeia; participar das eleições; transmitir a cidadania aos descendentes; usufruir da saúde pública italiana; e muitos outros.

Manter os dados cadastrais sempre atualizados – endereço, estado civil e nascimento dos filhos.

Foto panorâmica de Piazza del Duomo Itália

Juntos, vamos além.

Preencha o formulário abaixo