Retificação, filas no consulado, apostilamento, Jus sanguinis e outras palavras em latim: essa é a realidade de alguém que está buscando o seu reconhecimento como cidadão italiano. Em meio a tantos detalhes, o descendente pode ter dificuldades para dar prosseguimento ao seu processo.

Mas a boa notícia é que há uma forma mais fácil — e legal — de fazer tudo isso: contratando uma consultoria para auxiliar em todo esse processo. Quer saber porque isso pode ser tão benéfico para a conclusão do seu objetivo? Continue a leitura e saiba mais!

Conhecimento sobre as leis italianas

Todas as “complicações” que citamos acima são situações cotidianas para uma empresa de consultoria. Acostumados a lidar com a documentação e todas as ações resultantes do processo de entrada na cidadania, a consultoria vai saber orientar você quanto ao que fazer em cada momento.

Além disso, ao fazer pesquisas por conta própria, é normal que você se depare com afirmações opostas, e fique sem saber no que acreditar. Grupos do Facebook também proporcionam essa discussão, mas é possível que você saia de lá com mais dúvidas do que entrou.

Tudo isso gera insegurança, ansiedade e ainda pode prejudicar o seu reconhecimento como cidadão, já que um erro no processo pode adiar a sua conclusão. Nesse sentido, contar com uma consultoria especializada pode ajudar muito!

Operação dentro da legalidade

Você sabia que a frase “os fins justificam os meios” é falsamente atribuída ao filósofo italiano Nicolau Maquiavel? O que de fato foi escrito por Maquiavel foi “(...) deixe um príncipe ter o crédito, e os meios sempre serão considerados honestos... Porque o vulgar sempre é tomado por aquilo que uma coisa parece ser e pelo que vem dela”. A célebre frase é, então, uma interpretação do que foi dito.

Mas onde queremos chegar com isso? Em se tratando do seu reconhecimento como cidadão italiano, os fins não justificam os meios. Afinal de contas, conseguir o seu passaporte de forma mais rápida, mas ilegal, pode resultar na perda desse direito mais tarde. Há casos de consultorias que prometem o reconhecimento em tempo recorde, mas, na verdade, seus serviços são baseados em fraudes.

Recentemente, a cidade Ospedaletto Lodigiano, que fica na região da Lombardia, na Itália, foi palco de uma dessas situações. Isso porque mais de mil brasileiros tiveram suas cidadanias canceladas após a descoberta de inconsistências no processo. A fraude consistia em pagar propina a agentes públicos italianos para que estes comprovassem que os requerentes tinham o tempo mínimo de residência necessário para a obtenção da cidadania. E esse é apenas um exemplo em meio a tantos outros!

Então, desconfie de soluções muito rápidas. Programe-se para dar início ao processo de forma com que você possa fazer tudo no tempo correto. Há formas legais de evitar as filas dos consulados italianos. Busque por elas!

Processos bem-sucedidos

Atente também ao sucesso de outros clientes. Busque informações, converse com eles e entenda como foi a experiência de outras pessoas com a consultoria. Além disso, faça perguntas a própria empresa: qual o número de processos bem-sucedidos da empresa? Afinal de contas, se o processo é feito de forma correta e de acordo com a lei, não há razão para todos as ações não terem sido deferidas, certo? Leve tudo isso em consideração antes de optar por uma. 

Gostou de saber o que analisar antes de contratar uma consultoria para dar entrada na cidadania italiana? A Dimensione Cidadania conta com todos esses pontos em seu favor. Entre em contato conosco para darmos início a nossa parceria!