Se você está buscando o reconhecimento, seja pela via administrativa ou judicial, uma coisa é certa: precisará de todos os documentos necessários em mãos para comprovar que você é um descendente italiano. Caso o seu antenato seja um membro da família próximo, você não terá problemas com isso.

Mas, por outro lado, se o parentesco for mais distante, como no caso de um trisavô, por exemplo, pode ser mais difícil encontrar os documentos na Itália.  Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre como encontrar documentos para cidadania italiana (e pontos a entender antes de confiar essa missão a alguém). Confira!

Como se dá a busca e pesquisa de documentos na Itália?

Em alguns casos, os descendentes de italianos entram em contato com a comune na Itália — contatos esses que podem ser feitos por telefone, carta, e-mail ou pessoalmente — e conseguem a documentação sem muito trabalho. Todavia, é válido informar que a experiência nem sempre é positiva. Seja pela falta de respostas ou por arquivos não encontrados (catástrofes naturais e guerras, por exemplo, são razões para tal), algumas pessoas não conseguem ter os documentos em mãos. E agora? É nesse momento que surge a busca de documentos na Itália. Ao contratar uma empresa confiável, que tem conhecimentos jurídicos e técnicos para tal, tudo ficará mais fácil.

Como encontrar uma empresa de confiança para realizar a busca de documentos?

Antes de confiar em uma empresa, é preciso fazer uma série de ponderações, tais quais:

Prazos

Como se trata de um serviço que pode dar certo ou não, não é possível estabelecer prazos fixos, mas sim ponderados. Assim, os tempos médios de conclusão são de 3 a 4 meses, mas isso dependerá do nível da pesquisa a ser desenvolvido. Além disso, não confie em quem garante finalizar o serviço em períodos muito rápidos antes de analisar o seu caso. Cada situação é única e pode ter um desdobramento diferente.

Preço

Conforme explicado no tópico anterior, a busca e pesquisa de documentos na Itália não é um serviço linear — depende de diversos fatores, por exemplo, se família tem informações contundentes sobre o antepassado, já tem algum documento em mãos e afins. Essas variáveis, por sua vez, são responsáveis por definir se o serviço será realizado de maneira rápida ou se levará mais tempo. Por conta disso, um profissional sério primeiro conversará com o interessado para, só então, estabelecer valores de acordo com o caso em específico. Assim, você pagará um preço justo. Alguns pesquisadores cobram de antemão preços mais elevados do que a prática do mercado para que, caso não encontrem os documentos referidos, devolvam parte do valor na conclusão do serviço — assim, parece que é mais vantajoso, pois você receberá o dinheiro de volta, mas, na verdade, pagou um preço elevado no início. Evite situações assim!

Documentos 

É muito importante que o buscador/pesquisador entenda sobre questões referentes à cidadania italiana e saiba analisar os documentos. Afinal, caso eles não estejam no padrão para o reconhecimento, o trabalho não terá valido nada.

Indicações confiáveis

É válido procurar saber se a experiência de outros clientes foi positiva. Para sentir ainda mais confiança no serviço, uma dica é buscar por indicações de quem está no meio. Por exemplo, se você está em contato com uma empresa para auxiliá-lo no processo de reconhecimento, que tal pedir uma sugestão deles?

Qual é a diferença entre pesquisa genealógica e busca de documentos?

A Genealogia, resumidamente, visa ao estudo cronológico da linhagem de uma família por meio da filiação de determinado membro, a qual propicia o descobrimento da ascendência. A investigação da ancestralidade é extraída tanto de registros documentais quanto da análise das informações verbais que transitam no meio familiar ao longo das gerações. Já a busca de documentos, trata-se do requerimento de determinada certidão civil ou eclesiástica já dotado dos dados necessários a sua expedição: data de nascimento, naturalidade e filiação. Usualmente, é este o tripé exigido pelas instituições. A rotina, em se tratando de cidadania italiana, o que existe é a mistura das duas práticas. Poucos são os casos de pessoas que têm os dados completos do parente que se quer encontrar. Mais raro ainda são os casos em que existe a cópia do documento em questão. O que se tem são situações em que as informações são esparsas e complementadas com alguns documentos vinculados à pessoa que se quer encontrar ou de parentes próximos. Dessa forma, para que a busca alcance êxito, se faz necessária a complementação das informações disponíveis, a qual é feita com a aplicação dos recursos inerentes à genealogia. As listas de navios e registros de hospedagem, por exemplo, são ferramentas usadas nas pesquisas genealógicas para descobrir o local de nascimento do ascendentes italianos. E então, gostou de saber mais sobre como encontrar documentos para cidadania italiana e tem interesse em encontrar os seus? Entre em contato com a gente para que possamos auxiliá-lo.