Hummm… pensou em Itália, é impossível não pensar em um dos pratos mais famosos da culinária do país: a pizza! O que muita gente não sabe, no entanto, é que ela pode vir em diferentes tipos. A depender de sua região de origem, ela pode ser retangular, com receitas de recheio diferentes etc.

Quer saber mais sobre as pizzas da Itália e qual sabor pedir quando você chegar lá? Continue com a gente e confira!

Tipos de pizza

Como explicamos acima, as pizzas da Itália não são servidas apenas no formato redondo que estamos habituados. Há uma variedade de tipos, e vamos explicar cada um deles abaixo!

Tonda

Você pode não conhecer o nome, mas com certeza sabe que pizza é essa. Trata-se de um encurtamento de “rotonda”, ou seja, “redonda”, em italiano. Bem sugestivo, não é? Apesar de estarmos habituados com essa versão, há algumas pequenas diferenças, tais quais:

  • versão italiana é ligeiramente menor;
  • a massa bem fina;
  • por causa da leveza da massa, a pizza inteira serve apenas uma pessoa;

Por fim, é válido contar que a tonda é a clássica de Nápoles, na região da Campânia, mas você poderá encontrá-la em todo o país!

A Portafoglio

Portafoglio, em italiano, significa “carteira”. Só a partir daí já dá para ter uma ideia do que é esse tipo de pizza: para levar. Vendida nas calçadas de Nápoles e uma versão menor da tonda, a portafoglio é cortada em quatro pedaços e embrulhada em um papel. Ou seja: é perfeita para fazer turismo e ir se deliciando no caminho!

Al Taglio

Inventada em Roma, a Al Taglio é um clássico italiano! A pizza, geralmente feita no forno à lenha, tem o formato quadrado e grande. Quando um cliente compra, ele precisa dizer qual tamanho deseja, e então será cortado e pesado. Esse tipo também é ótimo para comer como um lanche rápido. Ah, e uma dica: você pode pedir para que ela seja levada ao fogo novamente para requentar!

Alla Pala

Essa se parece com a pizza mencionada acima, mas a principal diferença está na forma de comer. Enquanto a Al Taglio é ótima para comer como um lanche rápido, a Alla Pala foi feita para sentar com os amigos e comer enquanto bate papo. Servida em uma tábua de madeira e cortada em pedacinhos, essa versão tem que ser experimentada em sua viagem à Itália!

Sfincione

Chamada também de “pizza siciliana”, ela é originária de Palermo e é uma mistura de pizza al taglio com pizza alla milanese. Ou seja, é uma massa alta, assada em forma quadrada, coberta com molho de tomate, cebola, anchova, queijo e orégano.

Calzone

Por fim, a massa da pizza também pode ser usada para cobrir totalmente o recheio, formando uma espécie de pastel. Em Nápoles, essa delícia é frita e recebe o nome de pizza fritta; na Puglia, ela é assada ao forno e se chama panzerotto; na Sicília, ela pode ser tanto frita quanto assada e recebe o nome de pitone.

Principais sabores de pizza

Agora você já sabe os tipos de pizza que encontrará na Itália, mas qual sabor escolher? Veja quais são os clássicos por lá e seus ingredientes:

  • Napoletana —  a pizza Napoletana compartilha os mesmos ingredientes da Margherita, mas sua forma de fazer é diferente. Isso porque a massa deve ser fermentada por, no mínimo, oito horas. Além disso, o tomate deve ser cortado em fatias bem finas e a temperatura para o assamento deve ser de 485°C.
  • Margherita — molho de tomate, muçarela de búfala e manjericão. A razão de ter esse nome? No ano de 1889, os reis italianos Umberto I e Margherita estavam em Nápoles. Para homenagear as altezas reais, escolheu esses ingredientes que também têm as cores da bandeira da Itália;
  • Marinara —  molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva (esta pizza surgiu porque esses eram ingredientes que marinheiros podiam facilmente conservar. Viu só a semelhança do nome?);
  • Diavola —  base de molho de tomate, muçarela de búfala e manjericão, como na margherita, salame e azeite picantes no topo.
  • 4 Stagioni —  azeitonas, presunto, alcachofra e cogumelos em quatro partes diferentes. A base é de molho de tomate e queijo;
  • Boscaiola — muçarela, cogumelos e linguiça;
  • Capricciosa —  alcachofra, cogumelos, presunto cru e azeitonas pretas.
  • Parmiggiana —  queijo parmesão, queijo muçarela com berinjela e manjericão.

Gostou de saber mais sobre as pizzas da Itália? Então leia também nosso conteúdo sobre os principais pontos turísticos do país e planeje já a sua viagem!