É provável que você já tenha ouvido falar que o passaporte italiano traz com ele alguns benefícios, como novas opções de trabalho, estudo, moradia e lazer. Mas quais são essas vantagens da cidadania italiana? Será que realmente vale investir nesse processo?
Se você é um cidadão italiano mas ainda está considerando se deve ou não dar entrada no pedido de reconhecimento, este conteúdo foi feito para você. Continue com a gente e entenda os benefícios!
A possibilidade de morar na Europa
A primeira e a maior das vantagens. Com o passaporte italiano em mãos, você poderá se mudar permanentemente para qualquer país da União Europeia sem a necessidade de requerer um visto com antecedência. A única exigência aqui é avisar ao consulado italiano do país que você for morar (caso não seja a Itália) que está residindo no local.
Por outro lado, entre os seus direitos estará a chance de estudar nas instituições de ensino públicas, fazer uso do sistema de saúde, alugar casas sem burocracia etc.
A facilidade para conhecer muitos lugares
Com o passaporte italiano você poderá entrar em 175 países sem ter que solicitar visto (inclusive, a Itália aparece em 3º lugar no ranking de passaportes mais fortes do mundo de 2018). Quer outra boa notícia? Além de ter passe livre para conhecer os países da União Europeia, você também poderá entrar em muitos outros sem gastar com esse procedimento. Os Estados Unidos, Canadá e Japão são bons exemplos disso (e que solicitam visto daqueles que só têm o passaporte brasileiro). Mais uma vantagem nesse sentido é a possibilidade de passar pela fila de europeus nos aeroportos e postos de Alfândega quando estiver na Europa. Geralmente, essa fila é mais rápida.
A chance de conseguir aquele emprego na Europa
Que tal ampliar seu leque de possibilidades? Ao ser reconhecido como um cidadão italiano, você poderá concorrer a vagas não só no Brasil, mas em todo o território europeu. De fato, muitos empregadores na Europa preferem aqueles com dupla cidadania pelo fato de a contratação ser mais viável financeiramente falando. Por exemplo, um profissional que tem só o passaporte brasileiro pode acarretar à empresa custos com seu visto, enquanto o mesmo não ocorrerá com um cidadão italiano.
O acesso à educação barata e de qualidade
Como já mencionamos, o passaporte italiano dá acesso às instituições de ensino em toda a Europa, desde escolas infantis, passando pela graduação até aos últimos graus do ensino superior. Nesse sentido, há tanto instituições gratuitas quanto pagas. Aqui, é válido informar que as pagas têm taxas diferentes para cidadão europeus e estrangeiros (e a diferença pode chegar a até 50% do valor). Já sobre o visto, a regra é a mesma: com o passaporte italiano em mãos, você não precisará de um! Viu só? A cidadania italiana tem vantagens que não são oferecidas pelo passaporte brasileiro, e ainda terá novas possibilidades de vida. Mas, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso dar entrada no seu pedido de reconhecimento. E então, ficou animado com as chances oferecidas por um passaporte europeu? Conte para a gente nos comentários! Créditos imagem: a imagem do post pertence a Victor Casale.