O italiano é um idioma cheio de peculiaridades que o tornam verdadeiramente único. 

Mas por que estamos falando sobre isso? É que desde o dia 4 de dezembro de 2018, foram criados novos requisitos linguísticos obrigatórios para o pedido de cidadania por naturalização, ou seja, aquele que se dá por meio do casamento ou moradia.

Com isso, todas as pessoas que queiram se naturalizar precisam apresentar o certificado que comprove, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum de Referência para o conhecimento da língua.

Se você tem interesse em se naturalizar, ou está se preparando para realizar a prova, saiba que o estudo tradicional é muito importante, mas incluir o idioma no seu dia a dia pode tornar o aprendizado muito mais leve. Afinal de contas, aprender vai muito além da leitura de tabelas de conjugação de verbos. 

Confira algumas dicas que nós da Dimensione listamos para ajudar você a se desenvolver!

 

1. Mergulhe na cultura

 

Você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas é uma boa dica e não poderíamos deixar de mencioná-la - afinal, se aprofundar na cultura do idioma em estudo é uma forma de realmente conhecê-lo.

 

Isso porque examinar o contexto histórico e cultural das palavras pode ajudar a entender as características de uma língua. Vamos a um rápido exemplo: você sabia que usar a palavra “casa” (que é o mesmo em português) veio da necessidade de distinguir entre lares e catedrais? Ou que o personagem teatral Scaramouche recebeu seu nome da palavra italiana “scaramuccia” ("pequeno escaramuçador", ou seja, alguém do conflito)? 

 

Com um pouco de história, nos tornamos mais íntimos das palavras e apostamos que você se lembrará com mais facilidade dessas acima.

 

Além disso, a compreensão da cultura também facilita a comunicação. Saber o que uma cultura valoriza ajudará você em suas conversas com falantes nativos. Por isso, busque revistas ítalo-brasileiras, como a Insieme - esse pode ser um bom começo. Livros e filmes que contem um pouco mais sobre a Itália certamente irão te ajudar a mergulhar na cultura também!

 

2. Estude expressões idiomáticas e gírias

 

O estudo de uma língua não deve ser visto como uma tarefa. Memorizar o vocabulário e aprender a gramática é fundamental, mas reserve um tempo para pensar nos componentes menores do italiano.

 

Quer um exemplo? Pense no português, em suas gírias e expressões idiomáticas. Lembre também dos sons que fazemos ao falá-lo, sons que não são exatamente palavras. “Ué”, “nó”, “oxe” são algumas delas — e isso pode variar muito de região para região em todo o Brasil. 

 

O que queremos dizer aqui é para que você esteja atento a isso também! Isso não apenas tornará o estudo mais divertido e ajudará você a entender melhor os italianos quando eles falam, como também fará o seu vocabulário parecer mais natural. Já que você se casou com um(a) italiano(a) e dará entrada no processo de naturalização, conte com a família para te ajudar nessa missão!

 

3. Entenda que não há problema em errar

 

Errar é normal! E não ter medo de que isso aconteça é melhor ainda. Afinal, ao identificar e corrigir um erro, você tem a chance de aprender com ele. Quando você é corajoso o suficiente para conversar com um falante nativo, os erros serão uma boa oportunidade para te ajudar a aperfeiçoar e continuar evoluindo.

 

Por isso, encha-se de coragem e fale com nativos ou pessoas fluentes. Além disso, se tiver intimidade, peça para que eles apontem os seus deslizes. Com isso, conseguirá saber quais são seus pontos fracos e trabalhá-los na aula de italiano.

 

4. Não esqueça sua motivação

 

É importante lembrar por que você começou essa jornada para aprender italiano. Se você quer se naturalizar, precisa preencher o requisito mínimo, então, concentre-se em seu objetivo. Mergulhe fundo no vocabulário da prova, tente falar desde o início, assista a filmes e consuma conteúdo em italiano. Viva o idioma e mantenha-se motivado!

 

5. Fale com você mesmo

 

Ao aprender uma língua estrangeira, é comum que as habilidades auditivas se desenvolvam mais rapidamente do que as habilidades de fala. E essa pode ser uma situação bem infeliz: você é capaz de entender, mas não de responder. 

 

Bem, a nossa dica para resolver isso é conversar consigo mesmo. Como não haverá mais ninguém por perto, você não precisará enfrentar a timidez de conversar com os outros e o medo de errar. E assim, ao mesmo tempo, treina a sua fala em italiano!

 

6. Use o tempo livre para memorizar

 

Escolha temas específicos e crie pequenos cartões de memorização. Por exemplo: animais, itens do vestuário, alguma regra da gramática, etc. Leve esses cartões com você e estude no tempo livre (no ônibus ou no intervalo de alguma aula, por exemplo). Além disso, coloque etiquetas nos objetos da sua casa e só retire quando tiver todos memorizados. Nada como incluir o italiano no seu dia a dia!

 

7. Seja paciente

 

O progresso no aprendizado de qualquer idioma não segue um gráfico linear, ou seja, você não fará o mesmo progresso dia após dia. Em alguns momentos, na verdade, pode até parecer que não há avanço algum, mas não deixe isso desencorajar você. Tenha paciência e continue os seus estudos que o esforço será recompensado!

 

Com essas dicas, você poderá assimilar o idioma italiano para além dos livros e das salas de aula. Afinal, se o seu objetivo é a naturalização, é preciso anexar um título de estudos que atesta que você tem, no mínimo, o nível B1 na língua.

 

Esse documento, por sua  vez, deve ser expedido por um instituto de instrução pública ou paritário na Itália ou no exterior, reconhecido pelo Ministério da Instrução, Universidade e Pesquisa (MIUR), e pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI). São entidades credenciadas pelo MIUR e pelo MAECI: 

 

 

Para encontrar as redes nacionais e internacionais dessas instituições — ou seja, locais que são credenciados por elas para aplicarem provas e afins —, é possível visitar suas páginas na internet. 

 

Serviços:

 

Abaixo, confira uma lista de locais de realização da prova em diferentes locais do Brasil:

 

BELO HORIZONTE

 

Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300 - Piemonte

 

http://www.fundacaotorino.com.br

 

E-mail : centrodelingua@fundacaotorino.com.br
Certificação: CELI

 

FORTALEZA

 

http://www.icif.com.br

 

Certificação: CELI

 

BRASÍLIA

 

SCRN 702/3 Bloco C-16 2º andar, Asa Norte - 70720-630

 

http://www.ilebsb.com.br

 

E-mail: ile@ilebsb.com.br
Certificação: CILS

 

CURITIBA

 

Centro Cultural Italo Brasiliano - Desembargador Wesphalen, 15 - Curitiba/PR
E-mail: soc.dante@terra.com.br
Certificação: PLIDA

 

CURITIBA

 

Rua Bruno Filgueira, 1555 (Bigorrilho) - 80.730-380

 

http://www.dambrosio.com.br

 

E-mail: instituto@dambrosio.com.br
Certificação: CILS

 

PORTO ALEGRE

 

Av. Osvaldo Aranha, 642 -90035-191

 

http://www.acirs.org.br

 

Certificação: CILS

 

RECIFE

 

Rua João Fernandes Vieira 73 - CEP 50050-200 Boa Vista - Recife/PE - Brasil

 

https://www.facebook.com/ladanterecife/

 

Certificação: PLIDA

 

RIO DE JANEIRO

 

Rua Baltazar Lisboa, nº 32 - Vila Isabel - 20540-130

 

http://www.culturaitalia.com.br

 

E-mail: eurocenterculturaitaliana@gmail.com
Certificação: CILS

 

RIO DE JANEIRO

 

Av. Presidente Carlos, 40 - 4° piano - 20020-9

 

http://www.iicrio.esteri.it / Instruções 2019

 

E-mail: iicrio@esteri.it e corsi.iicrio@esteri.it
Certificação: CELI; CILS

 

SÃO PAULO

 

Av. Ipiranga 344, 2° andar, conjunto 21 C

 

http://www.fecibesp.org.br/

 

E-mail: fecibesp@fecibesp.org.br
Certificação: CELI

 

SÃO PAULO

 

Rua Frei Caneca, 1071 - Cerqueira Cesar - 01307-003

 

http://www.icib.com.br

 

E-mail: cursos@icib.org.br
Certificação: CILS

 

SÃO PAULO

 

Av. Higienopolis, 436 - Higienopolis - 01306

 

http://www.iicsanpaolo.esteri.it

 

E-mail: iicsanpaolo@esteri.it
Certificação: CELI; CILS

 

SÃO PAULO

 

Rua Doutor José de Queiroz Aranha, 222 - Vila Mariana

 

http://www.linguaitaliana.com.br

 

Certificação: CILS

 

#aprendaitaliano #naturalizacaoporcasamento #certificacaoitaliano #gramatica