Se você é descendente italiano e está pensando em adquirir a sua cidadania, deve estar se questionando sobre o que é preciso ter para consegui-la, seja de documentos ou aptidões. Mas, fique tranquilo! Com os profissionais da Dimensione Cidadania, você tira todas as suas dúvidas.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a língua italiana e se existe obrigatoriedade em falar o idioma para se reconhecer cidadão italiano. Acompanhe!

Preciso falar italiano para tirar a cidadania?

A resposta é simples: depende! Ou seja, há casos que sim e outros que não. Vamos aos exemplos:

· Cidadania italiana via judicial

Não. No caso do reconhecimento da cidadania italiana via judicial, falar a língua italiana não é necessário, já que o descendente é considerado um cidadão italiano desde o nascimento perante à lei italiana, cuja cidadania é transmitida por meio do sangue (iure sanguinis).

Porém, caso você tenha o conhecimento do idioma, será um diferencial interessante para si próprio, especialmente se o seu desejo é de residir na Itália ou em outro país da Europa.

Além de ser uma língua bonita, que tem um sotaque elegante, o italiano também é falado, predominantemente, na Suíça, no Vaticano e em San Marino. Ou seja, a sua possibilidade de viajar o mundo e ter o idioma sendo falado e compreendido é maior.

Por mais que o processo de cidadania italiana via judicial não seja simples, o retorno é muito agradável.

· Naturalização italiana por casamento

Neste caso, é indispensável saber a língua italiana, já que este processo não é um ato devido e, consequentemente, você tem que aprender o italiano para, assim, se tornar um cidadão. Sendo assim, você precisa mostrar ao país que está integrado à cultura.

Para isso, a partir de 4 de dezembro de 2018, ficou estabelecido que o nível que o torna apto para a certificação precisa ser superior ao B1 do Quadro Comum de Referência para o conhecimento das línguas. Devido à obrigatoriedade, o documento deve estar anexado ao pedido de naturalização.

Como obter o certificado italiano B1?

O certificado italiano B1 nada mais é do que um atestado de proficiência na língua italiana, reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e obtido por meio de uma prova. A avaliação dá-se pelas habilidades na produção escrita, compreensão oral e interpretação de texto.

Essa prova é realizada em escolas autorizadas pela Itália e espalhadas pelo Brasil. A mesma deve ser marcada e, enquanto em algumas escolas a aplicação é feita uma vez por ano, em outras ela acontece duas vezes anualmente.

Claro que, antes de prestar o teste, você deve estudar e se aperfeiçoar na língua, especialmente nas competências necessárias para conseguir a certificação. Para isso, você pode buscar por professores particulares, instituições de ensino e até mesmo pelas escolas que dão as avaliações.

Cidadania italiana no Espírito Santo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cidadania italiana, nada melhor do que dar início no seu processo. Para isso, contate uma empresa especializada no ramo.

A Dimensione Cidadania é uma empresa com anos de história. Somos pioneiros em processo de cidadania via judicial, por isso, nos dedicamos diariamente para garantir segurança, qualidade e confiabilidade em nosso atendimento.

Atendemos em Vitória, Serra, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Aracruz, Cachorito de Itapemirim, São Mateus, Castelo, Linhares, Alegre, Anchieta, Domingos Martins, Viana, Colatina, Conceição da Barra, Vargem Alta, Marataízes, Afonso Cláudio, Jaguaré, Baixo Guandu, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Guaçuí, Alfredo Chaves, Sooretama, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Pinheiros e todas as outras cidades do Brasil.

Juntos, vamos além!