De fato, ser um cidadão italiano abre diversas portas, especialmente se o seu objetivo é mudar de vida. Mas, você sabe quais são esses novos caminhos que você pode percorrer ao se reconhecer?

Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer ao se tornar um cidadão italiano. Acompanhe!

7 coisas que você tem direito como cidadão italiano

Se tem algo que a cidadania italiana oferece é oportunidade, independentemente da área. Com um único passaporte, é possível usufruir de possibilidades em diferentes situações, como as que separamos a seguir.

Veja:

Entrar nos EUA sem visto
O sonho de viajar ao redor do mundo nunca esteve tão perto. Quando se tem o passaporte italiano, fica mais fácil entrar em países, pois muitos deles não necessitam de visto, como é o caso dos Estados Unidos.

Estudar na Europa
Pensando no futuro e em novas conquistas, estudar no exterior é uma excelente alternativa. Há muitas condições para que isso seja possível, como ter a cidadania italiana.

Neste caso, a vantagem é ainda maior: você pode estudar tanto na Itália, quanto em outros países da Europa. O seu reconhecimento te dá direito a desfrutar de escolas, faculdades e cursos em muitas cidades.

Morar em qualquer país da União Europeia
Para muita gente, morar na Europa é um desejo que parece inalcançável. Mas, se você é um cidadão italiano reconhecido, você pode realizá-lo com muito mais facilidade.

A partir da sua cidadania italiana, você pode residir em todos os países da União Europeia.

Se aposentar na Itália
Assim como um nativo, um cidadão italiano reconhecido também pode se aposentar na Itália. Isso significa se você é cidadão, reside na Itália, tem mais de 64 anos – ou a idade válida para a sua profissão –, mais de 30 anos de contribuição e não tem vínculos empregatícios, você pode entrar com a solicitação para a aposentaria.

Diferentemente do Brasil, onde o INSS é o órgão responsável pelo assunto, na Itália duas entidades dividem os processos: o Instituto Nazionale Previdenza Sociale e o Intitulo Nazionale Per L’assicurazione Contro Gli Infortuni Sul Lavoro.

Tirar a habilitação
Quando estamos viajando, é muito interessante termos liberdade para realizarmos nossos passeios com um carro alugado, por exemplo. Para isso, se você é brasileiro, contudo, ainda não tem a cidadania italiana, precisará solicitar a PID, documento emitido pelos Departamentos de Trânsito dos Estados (Detran).

Por outro lado, quando você se reconhece cidadão italiano, você pode tirar a carteira de habilitação italiana e transitar pelo território italiano tranquilamente. De repente, seus planos de viajar pode se estender e se tornar uma mudança para a Itália.

Trabalhar na Europa
Nada melhor do que ter convivência com nativos diariamente para entender mais sobre a cultura de um país, não é mesmo? E, trabalhar é uma ótima forma disso acontecer naturalmente.

Você, como cidadão italiano, está apto a trabalhar em qualquer região da Europa. Ou seja, além da Itália, você também poderá explorar outros costumes de países próximos.

Transmitir a cidadania aos descendentes
A sua cidadania italiana é automaticamente passada para seus filhos menores de idade. Deste modo, a família toda terá acesso aos benefícios que o cidadão italiano tem.

Entretanto, vale ressaltar que você deve manter os dados sempre atualizados, indicando, inclusive, o nascimento dos filhos.

Cidadania italiana em Santa Catarina

Sabendo as vantagens que você tem ao se reconhecer cidadão italiano, fica muito mais visível que você precisa dar entrada no seu processo. Portanto, se você é descendente de italiano e quer ter a dupla cidadania, contate a Dimensione Cidadania.

São anos de experiência em cidadania italiana via judicial. Toda a equipe é especializada e capacitada para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas referentes ao processo.

Atendemos em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, São José, Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Itapema, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Araranguá, Concórdia, Lages, Palhoça, Tubarão, Ascurra, Mafra, Navegantes, Canoinhas, São Bento do Sul, Barra Velha, Abdon Batista, Uruici, Videira, Urupema, Águas Mornas, Agrolândia, Xanxerê, Penha, Indaial, Santa Rosa de Lima, Treze de Maio, Imbituba, Agronômica, São Franscisco do Sul, Santiago do Sul, Novo Horizonte e todas as outras cidades do Brasil.

Juntos, vamos além!