Não é à toa que a Itália é um dos países mais visitados do mundo qualquer seja a estação. Há muito o que conhecer no país, mesmo para quem não está habituado ao frio, bem como moradores de lugares tropicais. Afinal, as belas paisagens compensam e os preços também são mais baixos. Veja, abaixo, a lista que preparamos com 6 lugares para curtir o inverno na Itália!

1. Sicília

Se você procura um clima temperado e sol de inverno garantido, não procure mais, pois a Sicília, que fica ao sul da Itália, oferece clima agradável e uma recepção calorosa durante os meses de inverno. Estando lá, visite Palermo, a capital da Sicília, pois a partir daí será possível explorar melhor a ilha. Por lá, você encontrará muitos mercados de Natal e presépios durante o mês de dezembro e início de janeiro, o que aumenta o charme da cidade. Pode-se também tentar a cidade costeira de Cefalu para uma bela praia e charme medieval.

O que fazer?

Vá para Termini Imerese, que fica a meia hora de carro de Palermo. A cidade tem um presépio natalino nas ruas, então você faz parte da peça. É uma experiência imperdível, mesmo para uma pessoa não religiosa. A peça ainda tem um show de dança!

Qual a época para visitar?

A Sicília é agradável durante todo o inverno. Em janeiro ou fevereiro, no entanto, você encontrará mais sol do que na maior parte da Europa. Por outro lado, se você ama o Natal e gosta de visitar mercados típicos dessa época, dezembro é a hora de ir.

2. Turim

A cidade de Turim, situada ao norte da Itália, é também uma porta de entrada para os Alpes, e muitos esquiadores vão ao local antes de partir para as montanhas. Mas não se engane: Turim, sozinha, já é um destino! Um destaque especial do que deve ser visto por lá é o Luci d'Artista anual, uma celebração da arte por meio da luz, que ilumina a cidade de muitas formas criativas e imaginativas. Lá também é um paraíso para os amantes de comida, já que é onde a matriz da "Eatly" está.

O que fazer?

Tome “Bicerin” no Caffe Al Bicerin. O que é isso? Trata-se de uma bebida tradicional piemontesa, que mistura café, chocolate e creme. No inverno, tomá-la será ainda mais gostoso!

3. Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana tem um clima agradável à beira-mar, mesmo durante o inverno. Por isso, faça uma viagem ao longo da costa e aproveite para ver as belas paisagens sem multidões. Aproveite para fazer caminhadas e observar o quanto as cidades e aldeias do local ganham vida com as celebrações do Natal e do Ano Novo.

O que fazer?

Não deixe de visitar a Pansa Pasticceria na Piazza del Duomo em Amalfi. É tão histórica quanto a catedral ao lado, já que prepara doces e sobremesas há dois séculos. Uma dica: não deixe de provar o panetone, afinal, a época é muito propícia! Há também shows acontecendo por toda a Amalfi durante o inverno. Então, se você gosta de boa música, esteja atento a isso!

4. Toscana

A paisagem toscana, com suas inúmeras cidades e vilas medievais, oferece um cenário deslumbrante para curtir o inverno na Itália. Isso porque você pode conferir, de perto, as vinícolas e vinhas, além de fazer agradáveis caminhadas pelo campo. Outro ponto de destaque são as pistas de esqui em Abetone, que fica a uma hora de distância, aproximadamente. O local também é próximo de Florença, então vale incluir no roteiro e combinar uma paisagem deslumbrante com uma visita ao berço do Renascimento.

O que fazer?

Há muitas fontes termais espalhadas por toda a Toscana. Relaxe nos spas e aproveite as vistas cobertas de neve ao redor.

5. Nápoles

Nápoles é famosa por seus presépios de Natal e, por isso, você os encontrará desde o início de dezembro até janeiro por toda a cidade. Visite os da Via San Gregorio Armeno para ver alguns dos melhores! Além disso, o inverno é ensolarado em Nápoles, então aproveite para fazer caminhadas nas praias e de quebra tomar um pouco de sol. Vitamina D faz muito bem em qualquer estação!

6. Cortina D’Ampezzo

Esse destino se popularizou como um bom lugar para esquiar devido às Olimpíadas de Inverno de 1956. Por que? É que, além da neve, há uma paisagem linda no entorno, os dolomites, ou seja, paredões rochosos no alto da cidade. Inclusive, por serem tão belos, são parte do Patrimônio da Unesco. Outro ponto a favor do local é a atmosfera familiar, comida caseira e casinha alpinas, que tornam a experiência ainda mais encantadora. Planeje essa aventura e aproveite muito cada um desses fatores citados. E, em meio a tudo isso, não esqueça de observar o belo pôr do sol! O país em formato de bota na Europa é um local fabuloso para visitar em qualquer época do ano, não tenha dúvidas, mas a Itália no inverno reserva momentos especiais. Além de tudo o que citamos, tenha a certeza de que encontrará boa comida, bom vinho, locais lindos e pessoas calorosas onde quer que você vá. Gostou de saber essas dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este em sua caixa de entrada. Pode ficar tranquilo, não enviaremos spam!