Para quem quer se reconhecer cidadão italiano, muitas vezes a agilidade em que o processo será concluído é um fator decisório. No entanto, por se tratar de algo tão importante, outros pontos devem ser levados em consideração.
A legalidade do procedimento, por exemplo, é uma delas. Afinal, quem se reconhece quer que isso dure por toda a vida.
Já houve casos de cidadanias canceladas, mas qual será a relação da pergunta “como conseguir a cidadania italiana rapidamente” com essas situações? Confira este conteúdo e saiba mais!
Qual é a forma mais rápida de se reconhecer cidadão italiano?
Se você já se perguntou “como conseguir a cidadania italiana rapidamente”, saiba que esta não é a melhor pergunta para começar o processo. Afinal, trata-se de algo vitalício e muito sério, já que é uma nova cidadania.
Por isso, o mais importante é fazê-lo de forma segura e legal. Alguns assessores vendem a ideia de que a cidadania reconhecida diretamente na Itália é a forma mais rápida de se reconhecer, mas, para que o processo no país ocorra dentro da legalidade, é preciso fixar residência em território italiano.
Isso quer dizer, de acordo com o código civil do país, “o local em que o indivíduo se encontra de forma estável e continuativa”. Portanto, ficar na Itália de forma temporária a fim de apenas se reconhecer para voltar ao Brasil logo em seguida pode ser configurado como fraude.
Conheça, abaixo, uma forma mais segura de se reconhecer e sem enfrentar as filas dos consulados!
Qual é a forma mais segura?
A cidadania italiana via judicial. Ela reúne dois pontos importantes: agilidade, porque leva, em média, 18 a 24 meses para ser concluída, e porque opera dentro da lei. Funciona da seguinte forma: a lei italiana (Art. 2º da Lei n° 241/1990 cc. e D.P.C.M. nº 33/2014) prevê que o reconhecimento da cidadania administrativa consular seja finalizada em 730 dias (dois anos).
Porém, apesar da existência dessa lei, sabemos a realidade dos consulados: filas de 10 anos e o não-cumprimento do prazo estabelecido. Dessa forma, no reconhecimento via judicial é aberta uma ação no Tribunal de Roma na XVIII vara “estrangeiros” para que o juiz acelere o processo.
O que vale mais a pena?
Por fim, mostra-se mais viável se programar para se reconhecer cidadão da forma mais segura e, além disso, que opera dentro da legalidade. A cidadania é mais que um passaporte e é algo que é feito apenas uma vez na vida.
Portanto, fazer opções levando em consideração apenas o tempo de conclusão do processo pode gerar problema — inclusive, há casos em que cidadanias italianas que já foram canceladas. Por conta de situações assim, inclusive, o Consulado-Geral do Brasil em Milão lançou uma cartilha chamada “Alerta aos Brasileiros” para nortear pessoas que desejam viajar à Itália para se reconhecer cidadão.
Nessa cartilha, o processo de reconhecimento de cidadania italiana e os principais problemas que podem acometer os brasileiros que decidem realizá-lo diretamente na Itália são detalhados. Assim, o interessado em se reconhecer não enfrentará problemas com assessores mal-intencionados.
Com este texto, esperamos ter respondido a dúvida comum que é “como conseguir a cidadania italiana rapidamente”. E, se você ficou interessado na opção mais segura e viável, entre em contato com a gente e poderemos ajudá-lo!