“Una mattina mi sono svegliato/ O bella, ciao! Bella, ciao! Bella, ciao, ciao, ciao!/ Una mattina mi sono svegliato/ E ho trovato l'invasor”... Reconhece esse trecho? Recentemente, a série da Netflix “La Casa de Papel” fez a música italiana “Bella Ciao” ser tocada de novo na casa de muita gente ao redor do mundo.

O sucesso foi tanto que ganhou até versão em português — tipicamente brasileiro, no ritmo funk. Mas, além dessa canção, há muitas outras nascidas na Itália que são memoráveis! Confira, neste conteúdo, músicas italianas famosas e monte a sua playlist exalando italianidade!

1. Bella Ciao

Vamos começar pela canção citada na introdução, porque ela tem história para dar e vender! De acordo com historiadores, a música se originou no fim do século XIX, ao norte da Itália. Era cantada por camponesas. No entanto, no fim da década de 40, tornou-se o símbolo de resistência italiana contra o regime fascista de Mussolini no período da Segunda Guerra Mundial. Alguns anos depois, em meados de 1960, a música voltou a ter força durante o governo Silvio Berlusconi. Na época, trabalhadores e estudantes protestavam contra o fascismo e cantavam a música durante esses atos. Depois, a canção rompeu barreiras geográficas e foi usada em protestos a favor da democracia em países como Turquia, em 2013, e Hong Kong, em 2014. Ou seja: em qualquer lugar, ela sempre está ligada à liberdade e resistência.

2. Per Amore

Essa canção de Andrea Bocelli — que está em seu quarto álbum, o entitulado “Romanza” — foi popularizada no Brasil a partir da interpretação da cantora Zizi Possi, que lançou um álbum homônimo e virou trilha sonora da novela da Rede Globo “Por Amor”. Vale escutar ambas as versões!

3. O Sole Mio 

Talvez você não conheça o nome assim de cara, mas com certeza já ouviu! O Sole Mio é uma canção napolitana escrita no ano de 1898 e já foi interpretada por muitos cantores — incluindo Luciano Pavarotti. Uma curiosidade, que talvez você não saiba, é que a “It's Now Or Never” de Elvis Presley, gravada em 1960, é uma versão de O Sole Mio, pois tem a mesma melodia. 

4. Eva

Sabe aquela canção de axé music que embala quase todos os carnavais, “Eva”? Apesar de parecer brasileiríssima, e muito incorporada na cultura do Brasil, na verdade é uma versão de uma música pop rock italiana de Umberto Tozzi gravada em 1982.

5. La Solitudini

Essa canção de Laura Pausini, que foi lançada em seu disco de estreia, catapultou a cantora para fama mundial. No Brasil, foi trilha sonora da novela “Cara e Coroa”, e, por isso, está até hoje no imaginário dos brasileiros. 

6. Funiculì Funculà 

Um grande clássico interpretado por Luciano Pavarotti e um patrimônio da Itália! A música, que é mundialmente famosa e já foi trilha sonora de diversos filmes, séries e até desenhos animados, foi escrita para comemorar a abertura do primeiro bonde ou funicular (em italiano: funicolare, daí o nome da canção) do Monte Vesúvio, em 1879. 

7. Volare

Volare… ô, ô! Com certeza você já ouviu essa música, que representou a Itália no festival Eurovisão da Canção de 1958. Na competição, ela terminou em 3º lugar, mas esse não foi o seu maior feito.  “Volare” é também a primeira vencedora do Grammy em 1958, e até hoje, mais de 60 anos depois, ainda é a única música em língua não-inglesa a alcançar tal feito! Neste conteúdo, listamos algumas das músicas italianas mais famosas de todos os tempos e, com isso, é possível afirmar que em diversos gêneros — ópera, pop, rock etc. — há artistas italianos imortalizados por conta de sua arte. Monte a sua playlist e aproveite!  Gostou deste conteúdo? Siga as nossas páginas nas redes sociais e receba em sua timeline mais textos como este — estamos no Facebook e no Instagram!