O teste de ancestralidade é um mapeamento genético, realizado através de um teste que coleta amostras do seu DNA. Nesse teste é possível identificar de onde vieram os seus antepassados, alguns testes dizem que é possível mapear até oito gerações anteriores.
Quando os testes de ancestralidade começaram a ser comercializados aqui no Brasil há quase quatro décadas, eram muito caros (em torno de 40 mil reais), isso dificultava muito quem tinha o desejo de saber sobre sua ancestralidade. Contudo, hoje em dia esses testes se tornaram bastante acessíveis e alguns já estão disponíveis por menos de mil reais.
Você deve estar se perguntando o seguinte: afinal de contas, o teste de ancestralidade me permite adquirir a cidadania italiana? A resposta é não.
Mesmo que seu teste indique que boa parte de seus antepassados vieram da Itália, isso não será suficiente para que você inicie seu processo para dar entrada na cidadania italiana.
Atualmente, existem duas formas para que um cidadão possa ter direito à cidadania italiana (pelos critérios de sangue), são elas: cidadania por via administrativa ou via judicial, e para isso é necessário apresentar a documentação (certidões de nascimento e casamento) que comprovam a descendência desde o Dante causa até você.
Os testes de ancestralidade são ótimos para que você conheça a origem dos antepassados, no entanto, é importante ressaltar, que esses serviços não separam a origem por linhagem, ou seja, não dá para prever se determinada nacionalidade veio da mãe ou do pai, e não revelam a probabilidade para desenvolvimento de doenças como o câncer ou mal de Alzheimer.