O Brasil é o país onde se encontra a maior comunidade de descendentes de italianos fora da Itália. A partir daí, você sabe como funciona o processo de reconhecimento de descendentes menores de idade que nasceram por aqui?

Este artigo vai te explicar melhor como funciona esse processo de reconhecimento e quais são os benefícios de realizar esse processo.

Se os pais da criança já são cidadãos italianos reconhecidos, ou seja, já possuem a inscrição no AIRE do consulado competente pela residência (consulado de referência da cidade onde o pai/mãe reconhecido moram), o processo é bem simples. Basta levar a certidão de nascimento da criança brasileira com tradução juramentada para o italiano e apostila de HAIA ao consulado onde o pai/mãe estão inscritos na AIRE e esse reconhecimento acontece automaticamente.

Quando os pais estão buscando o seu reconhecimento e pretendem estender o benefício aos seus filhos, é importante ligar o sinal de alerta.

Para explicar melhor, é importante entender que esse processo é longo e existem três formas de fazê-lo. Pela via judicial, na qual a Dimensione Cidadania é especializada,  o prazo de conclusão do processo é em média de 730 dias. 

Por via administrativa, nas filas dos consulados italianos, onde não existe um prazo limite e pode durar até 15 anos, ou diretamente na Itália, na Comune onde seu descendente foi registrado.

 

Sendo assim, você precisa considerar o prazo de conclusão na hora de dar entrada no seu processo de reconhecimento, pois seus filhos dependem que você tenha concluído todo o trâmite judicial, tenha se tornado um cidadão italiano reconhecido, para depois solicitar o reconhecimento automático.

 

Uma dica importante: se você ainda não é cidadão italiano, e está considerando dar entrada no processo via judicial, aconselhamos incluir seus filhos com idade acima de 15 anos. Assim, você resguarda que ele será reconhecido em tempo hábil. É uma garantia de que o menor de idade não tenha que cumprir um novo processo para se reconhecer.

 

Caso contrário, ao completar a maioridade, seus filhos terão que iniciar um novo processo para buscar o seu reconhecimento.

 

A Dimensione Cidadania está sempre disponível para sanar todas as suas dúvidas sobre o processo por via judicial. Aguardamos seu contato!