O Brasil tem cerca de 30 milhões de italianos, e você sabe se faz parte dessa família? Muitas pessoas têm dúvidas ou interesse em saber se tem “sangue” italiano. E como iniciar esse processo? Quais documentos são necessários? Quanto tempo dura todo o processo e a quem recorrer?

Se você está buscando o reconhecimento, seja pela via administrativa ou judicial, uma coisa é certa: precisará de todos os documentos necessários em mãos para comprovar que você é um descendente italiano.

Caso o seu antepassado seja um membro da família próximo, você não terá problemas com isso. Mas, por outro lado, se o parentesco for mais distante, como no caso de um trisavô, por exemplo, pode ser mais difícil encontrar os documentos na Itália. 

 

Portanto, se você está com dificuldades para encontrar os seus documentos, você precisará de um serviço de árvore genealógica e/ou busca de documentos.

 

A Genealogia, resumidamente, visa ao estudo cronológico da linhagem de uma família por meio da filiação de determinado membro, a qual propicia o descobrimento da ascendência. A investigação da ancestralidade é extraída tanto de registros documentais quanto da análise das informações verbais que transitam no meio familiar ao longo das gerações.

 

Já a busca de documentos, trata-se do requerimento de determinada certidão civil ou eclesiástica já dotado dos dados necessários à sua expedição: data de nascimento, naturalidade e filiação. Usualmente, é este o tripé exigido pelas instituições.

 

Cada processo de cidadania italiana tem suas necessidades particulares, assim como cada documentação. Por isso, não há um prazo fixo ou preestabelecido para os processos de reconhecimento da cidadania italiana. Vamos esclarecer agora alguns questionamentos:

 

Quais são os métodos para se garantir o reconhecimento da cidadania italiana?

 

·         Consulado italiano: esse método tende a ser o mais comum entre os brasileiros, tendo o custo de € 300 por requerente maior de idade, e algumas limitações, como por exemplo a questão de descendência materna, na qual deve ser passada diretamente para o judicial.

 

·         Ação judicial: apresentando a documentação que comprove a descendência. Para isso você pode contar com uma empresa especializada que tem parceria com um advogado italiano ou direto com um advogado italiano.

 

·         Comune: através de uma visita direta à Itália, o processo de cidadania pode ser alcançado em pouco tempo, podendo ser feito diretamente pelo interessado. Ele se dá por meio administrativo, porém já possuindo uma certa proximidade aos órgãos competentes, por isso ele é considerado o mais rápido. Para esse tipo de requerimento é obrigatório pelo menos um ano de residência fixa na Itália.

 

Quanto tempo dura/demora o processo de reconhecimento da cidadania italiana?

 

O processo de reconhecimento de cidadania italiana varia de acordo com o método na qual foi iniciado. Para quem procurou o Consulado Italiano para efetuar o reconhecimento, o tempo em média é de 12 anos de espera; já a partir de uma ação judicial, o tempo varia em torno de dois anos; pela Comune (diretamente na Itália), o processo demora em média 4 meses.

 

Quais os documentos necessários para dar início ao processo?

 

O primeiro passo para iniciar o processo de reconhecimento consiste em reunir a documentação básica que são todas as certidões de nascimento e casamento do dante causa até os requerentes. A partir deles, dá-se início a análise de viabilidade onde é feito um levantamento dos registros e assim saber se o requerente tem ligação com a Itália.

 

Agora que você já entendeu o processo, o próximo passo é saber quais as formas de garantir a cidadania italiana. A Dimensione quer ajudar você e sua família a conseguir a tão sonhada cidadania italiana, então fique com a gente para acompanhar os próximos passos dessa jornada.