Para o reconhecimento da cidadania italiana “jus sanguinis” é obrigatório apresentar a árvore genealógica da família. Pela via administrativa — ou seja, aquela que é realizada pelo consulado italiano de cada região — traz algumas complicações ao requerente. Isso porque há não só as longas filas de espera, mas também exigências que podem dar mais trabalho, como a elaboração de uma árvore genealógica.

Essa árvore deve constituir todo o histórico da família e demonstrar todas as gerações — desde o Dante causa até o descendente. Mas como fazer isso? Será que há outra forma mais fácil de conseguir se reconhecer? Abaixo, responderemos a ambas as perguntas. Acompanhe!

O que é uma árvore genealógica italiana? 

A árvore genealógica é um instrumento usado para demonstrar as origens de alguém. Por isso, são apresentadas com as gerações mais antigas no topo e as gerações mais novas na parte inferior.

 

Assim, a ideia aqui é reconstituir o histórico da sua família, 

 

Como elaborar a árvore genealógica italiana?

 

Agora que você já sabe o que é uma árvore genealógica italiana, vamos falar sobre como fazê-la. Para começar, confira, abaixo, as informações que deve ter sobre cada pessoa na lista:

 

  • Nome completo (não cometa erros de grafia);
  • Data de nascimento;
  • Data de casamento (se houver);
  • Data de óbito (se houver).

 

Com isso dito, vamos ao passo a passo para montar a árvore genealógica italiana!

 

1. Converse com seus familiares

 

Quem melhor do que a sua família para contar a história dos seus antepassados? Converse com aqueles que têm acesso a essa informação ou podem fornecer boas pistas para a sua procura.

 

2. Comece de trás para frente

 

Quanto mais distante o Dante causa italiano estiver da sua geração, mais complicado pode ser encontrar seus dados, certo? Sendo assim, comece a desenhar a árvore genealógica com informações já disponíveis: as suas, dos seus pais etc.

 

3. Pesquise!

 

Para conseguir levantar os dados mencionados acima, é preciso pesquisar! E isso nem sempre vai ser fácil. Se a sua família não tiver muitas informações, você precisará ir mais a fundo.

 

Nesse sentido, uma possibilidade é usar a internet como sua aliada. Há alguns sites especializados no assunto e que podem dar um norte à busca. O Ancestry, por exemplo, tem em seu banco 20 bilhões de registros, o que dá esperança. Contudo, não está disponível em português e não é totalmente gratuito.

 

Outro site do mesmo segmento é o Family Search. Ele conta com menos registros em sua base de dados (4 milhões ao todo), mas tem a maioria dos serviços disponíveis gratuitamente. Então, uma boa é combinar a procura em ambos os endereços da web.

 

4. Conte com ajuda profissional

 

Há empresas especializadas em busca de documentos e em montagem de árvore genealógica. Caso tenha dificuldade em constituir a sua você mesmo, é interessante contar com quem tem expertise no assunto.

 

Há um jeito mais fácil de requerer a cidadania italiana?

 

Sim. Há uma opção mais simples e eficiente de reconhecimento: a cidadania via judicial. Trata-se da abertura de um processo para que o indivíduo seja reconhecido em tempos rápidos, já que a espera nas filas nos consulados em alguns casos ultrapassa dez anos. 

 

Aqui, é importante ressaltar que os requerimentos feitos pela via judicial levam, em média, dois anos para serem concluídos e a empresa que você contratou irá cuidar de montar a sua arvore genealógica, analisar a sua documentação e deixar tudo dentro dos conformes exigidos para o sucesso do seu reconhecimento.

 

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de casamento;
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN)
  • Árvore genealógica.

 

Com esses documentos em mãos, é possível dar início à ação junto ao Tribunal em Roma. Mas, para isso, é preciso contar com uma empresa especializada que pode ser muito interessante — já que encontrar advogados de confiança estando no Brasil não é uma tarefa fácil.

 

Neste texto você aprendeu o que é a árvore genealógica italiana, como fazê-la e também formas mais simples de ser reconhecido. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e, caso tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário no post. Ficaremos felizes em auxiliar!