É muito comum que você, brasileiro, se questione sobre sua ancestralidade para entender se você tem direito à dupla cidadania. Caso você, assim como outras milhares de pessoas, tenha descendência italiana, mas não sabe se pode se reconhecer em virtude das gerações, saiba que isso não é um problema.

Não há uma regra sobre o grau de parentesco que você deve ter com o antepassado para obter a cidadania italiana. Ou seja, pensando de modo prático: você pode ser filho, neto, bisneto, tataraneto e assim por diante da pessoa nascida na Itália.

Qual o passo a passo para reconhecer a cidadania italiana?

Agora que você já compreendeu que pode estar apto a ser um cidadão italiano, é importante conhecer o caminho que deve percorrer até atingir seu objetivo. Por isso, separamos um passo a passo completo para que você otimize o seu tempo e dinheiro com o processo.

Mas, antes disso, há dois pontos imprescindíveis que você tem que levar em consideração:

• Saber se você é, de fato, um descendente italiano: esse é a primeira e a principal questão a ser respondida antes de iniciar o processo. Para isso, você deve conversar com seus familiares, pesquisar a origem do seu sobrenome ou até mesmo montar uma árvore genealógica;

• Contratar uma empresa: somente profissionais capacitados serão capazes de oferecer uma assistência completa. Leve em consideração a equipe jurídica, que precisa ser hábil para entrar com o processo;

Agora, confira o passo a passo:

Conferir a documentação;
Traduzir e apostilar a documentação;
Protocolar o processo no tribunal competente;
Executar a sentença e registrar os reconhecimentos no comune do antepassado;
Realizar a inscrição no AIRE;
Pronto! A partir do quinto passo, você está apto a usufruir dos direitos e deveres que um cidadão italiano tem.

Quais os documentos necessários para iniciar o processo?

Assim como para qualquer outro processo, existe uma lista de documentos que deve ser apresentada para que o resultado do seu reconhecimento de cidadania italiana seja efetivo. São eles:

Documentos do antepassado italiano:

• Certidão de nascimento (estratto dell´atto di nascità);
• Certidão de casamento;
• CNN – certidão negativa de naturalização;

Documento das pessoas nascidas no Brasil:

De todos os ascendentes que servem para comprovar a descendência dos requerentes, mas não vão solicitar o reconhecimento.

• Certidão de nascimento (modelo simples/breve relato);
• Certidão de casamento (modelo simples/breve relato);

Documentos de quem está entrando com o pedido:

• Certidão de nascimento (em inteiro teor digitada);
• Certidão de casamento (quando houver, em inteiro teor digitada). Caso haja filhos no processo, esse documento será necessário.

Cidadania italiana no Paraná

Para iniciar o seu processo de cidadania italiana, é indispensável contatar uma empresa especializada no assunto. A Dimensione Cidadania tem anos de experiência na contribuição da vida de descendentes italianos que buscam pelo reconhecimento.

Temos certificações que comprovam nossa excelência. Além disso, nossos sócios-diretores, Fabio Fasoli e Cátia Lemes, têm expertise para ajudá-lo a conquistar o tão sonhado passaporte e tirar todas as suas dúvidas referentes aos serviços que fornecemos.

Envie uma mensagem no WhatsApp da Dimensione Cidadania e saiba como podemos colaborar para que seu sonho se torne realidade.

Atendemos em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Campo Largo, Pinhais e todas as outras cidades do Brasil.

Juntos, vamos além!