cidadania italiana é, de fato, um procedimento que muda a vida de diversos brasileiros todos os dias. Cada cidadão italiano reconhecido tem um motivo para requerer ao processo e, desde que estão com o passaporte em mãos, lidam com direitos e deveres que a sociedade italiana propõe.

Entre os diferentes tipos de cidadania italiana, está a cidadania italiana via judicial. Mas, você sabe o que é e quais suas vantagens? Neste artigo te explicamos!

Acompanhe.

O que é cidadania italiana via judicial?

O reconhecimento da cidadania italiana pode ser feito de várias formas, sendo a via judicial uma delas. No caso, a mesma consiste em um pedido judicial, no qual o requerente deve ser um descendente italiano.

O processo é conhecido como “iure sanguinis”, que significa, basicamente, a descendência passada por sangue. Para isso, ele deverá apresentar os documentos exigidos para comprovar a ancestralidade.

De modo geral, a cidadania italiana via judicial é o jeito mais eficaz para conseguir o passaporte italiano sem precisar aguardar muitos anos na fila de espera.

5 benefícios da cidadania italiana via judicial

Há muitas características que tornam a cidadania italiana via judicial relevante. A seguir, você verá cinco deles.

Confira:

1. Menos tempo na fila de espera

A nomenclatura “fila” já assusta, não é mesmo? Ainda mais sabendo que, em muitos casos, é necessário aguardar por um tempo indeterminado para receber o que deseja.

Contudo, na cidadania italiana via judicial, o prazo máximo para que você tenha acesso ao seu passaporte é de dois anos. Levando em consideração que envolve a justiça italiana, podemos dizer que é um período curto, até porque o reconhecimento pode acontecer antes.

2. Não tem limite de gerações

Independentemente se a sua descendência italiana vem de seu tataravô(a), bisavô(a), avô(a) ou pai/mãe, você tem direito a se reconhecer cidadão. Ou seja, é um mito dizer que há limite de gerações para realizar o processo de cidadania italiana via judicial.

Basta ser descendente e pronto: você está apto a dar entrada no processo.

3. Os custos são divididos entre os familiares

Os valores da cidadania italiana via judicial podem variar significativamente se você e sua família decidirem realizar o processo juntos. Neste caso, quanto mais pessoas, menos serão os custos para cada uma.

Essa é uma vantagem muito relevante, já que várias pessoas da mesma família terão acesso a um dos passaportes mais valiosos do mundo e pagando menos por isso.

4. Segurança durante o processo

Se tem algo que nos motiva a dar um passo tão importante na nossa vida, é a segurança que sentiremos do início ao fim do processo. E, claro que para ter a cidadania italiana em mãos, isso não seria diferente.

Na Dimensione Cidadania, disponibilizamos um advogado italiano parceiro para acompanhar todas as etapas. O profissional é selecionado “a dedo”, de modo a assegurar o descendente a seguir com o processo para obter a cidadania italiana.

5. Você acompanha o processo sem sair do Brasil

Com a cidadania italiana via judicial, você não precisa viajar à Itália para validar o processo. As etapas são realizadas on-line, sem que você precise sair de casa.

Caso haja a necessidade de se deslocar por algum motivo específico, a Dimensione Cidadania o orientará para que seja rápido e simples. Mas, não se assuste. Nada que você precise sair da sua cidade.

Cidadania italiana em Minas Gerais

Agora que você já sabe que a cidadania italiana via judicial é a escolha ideal para conquistar o tão sonhado passaporte, é hora de dar início ao seu processo. A Dimensione Cidadania é pioneira no segmento e está pronta para atendê-lo.

Temos uma equipe completa e qualificada esperando por você. O nosso objetivo é te ajudar a resgatar as suas origens por meio de procedimentos confiáveis e seguros.

Atendemos em Belo Horizonte e Grande Belo Horizonte - Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jabuticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas, Vespasiano e todas as outras cidades do Brasil.

Juntos, vamos além.