Ter a cidadania italiana significa ter a posse de um dos passaportes mais poderosos do mundo. E, para conquistá-lo, é preciso entrar com um processo judicial para garantir o que é seu por direito.

Uma das etapas deste processo consiste na montagem da pasta familiar. Mas, afinal, para que serve essa pasta?

O que é pasta para cidadania italiana?

A pasta utilizada no processo de cidadania italiana nada mais é do que o conjunto de documentos que serão entregues ao comune ou consulado. Posteriormente, ela é arquivada.

A mesma é indispensável, pois nela constará todas as informações do descendente e, se necessário, será usada para compor processos de outros familiares. Sendo assim, é muito comum ouvir os termos “pasta da família” ou “pasta familiar”.

Ressaltamos que os descendentes da mesma família podem dar entrada no processo juntos, o que reduz o investimento para cada membro. Contudo, também é possível realizar o processo separadamente, em épocas diferentes e, conforme dito, usar a mesma pasta.

Como montar uma pasta para cidadania italiana?

Por mais que pareça uma tarefa simples, a montagem errada da pasta para cidadania italiana pode acarretar problemas burocráticos grandes e que podem, inclusive, atrasar o processo. Por isso, é importante recorrer à uma empresa que realize todas as etapas para o reconhecimento da cidadania.

Dimensione Cidadania, pioneira em cidadania italiana via judicial, segue um passo a passo rigoroso para que descendentes, como você, conquistem o passaporte em até dois anos. Confira:

1. Requisitos legais

Antes de qualquer coisa, precisamos saber se você está apto a ser um cidadão italiano reconhecido. Deste modo, avaliamos se você preenche os requisitos legais para dar entrada no processo.

Lembrando que se mais de um descendente entrar com a montagem da pasta familiar, todos devem apresentar os seus próprios documentos. 

2. Certidões

Em seguida, é necessário separar as certidões que serão utilizadas no decorrer do processo. Atente-se para que não falte nenhuma.

Caso esteja com dificuldades para conseguir algum documento, nós o auxiliaremos.

3. Análise

Agora que todos os documentos estão em mãos, é realizada uma análise minuciosa. Se alguma certidão precisar de retificação, avisaremos como fazê-la.

4. Traduções juramentadas

Para que você tenha a dupla cidadania, é necessário ter certidões com traduções juramentadas. Isso significa que os seus documentos passam por um tradutor especializado e regulamentado, o qual fará a tradução fiel para a língua italiana.

Aqui, na Dimensione Cidadania, cuidamos disso para você.

5. Apostilamento de HAIA

Depois que a documentação foi traduzida, ela deve ser apostilada. Ou seja, é uma maneira de autenticar as certidões para que elas sejam válidas no exterior.

Vale mencionar que a apostila de HAIA consiste em um selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes e que tem grande valor para a cidadania italiana.

Cidadania italiana via judicial em Belo Horizonte

Na Dimensione Cidadania, você só tem vantagens. Além de te orientarmos com todas as etapas do processo de cidadania italiana via judicial, ainda realizamos todos eles com o auxílio de um advogado parceiro, garantindo a segurança e a confiabilidade que você tem conosco.

Nosso atendimento é realizado por meio de profissionais qualificados e o próprio CEO da empresa é responsável por te explicar, com detalhes, o que é cidadania italiana via judicial e como ela funciona. Por aqui, nosso propósito é fazer com que você resgate as suas origens italianas.

Venha tomar um café conosco.

Juntos, vamos além!