História, cultura, arquitetura, bom clima e comida fantástica — essas são apenas algumas das razões que fazem da Itália um paraíso turístico. Assim, não é uma surpresa que o país seja o 5º mais visitado do mundo de acordo com o Organização Mundial do Turismo. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 pontos turísticos da Itália que são imperdíveis. Leia nossas dicas e já comece a organizar o seu roteiro!

1. Roma, a capital da Itália

Muitos pontos turísticos da Itália estão em Roma, então dedicaremos um tópico inteiro para a cidade. Confira:

Coliseu

O anfiteatro é o maior do gênero já construído pelo Império Romano e, de tão à frente do seu tempo, continua a ser um modelo para instalações de entretenimento e esportes até hoje. Criado para ser um local para espetáculos, shows e até batalhas marinhas simuladas, o Coliseu tinha um piso de madeira de 83 por 48 metros. Também contava com túneis, quartos, celas e passagens para gladiadores, trabalhadores, animais selvagens e depósitos. Hoje, a estrutura é um belo contraste com o desenvolvimento moderno que a rodeia e é um ótimo lembrete da grandeza de Roma. Vale a pena conferir!

Fórum Romano

O Fórum Romano, que fica no mesmo complexo do Coliseu, não está tão intacto quanto o primeiro. Por isso, pode exigir um pouco de imaginação para entender exatamente como era essa área. Mas nem por isso deixa de contar história, já que a localização foi o principal centro comercial de Roma Imperial. Para conferir pilares, estruturas parciais e fundações de antigos templos, mercados, tribunais e edifícios públicos, você não pode deixar de visitar esse local!

Vaticano

O Vaticano é o lar de coleções de arte inestimáveis. A peça central é a grande Basílica de São Pedro, com o túmulo de São Pedro e uma das obras mais comoventes de Michelangelo, a Pietà. Na área externa, está a Praça de São Pedro, local onde o papa se dirige aos seguidores. A Capela Sistina é famosa por suas pinturas de parede e teto de Michelangelo, e no Museu do Vaticano, você verá obras de muitos dos outros artistas mais famosos da Itália.

Panteão

O Panteão, edifício construído ainda no tempo do Império e que ainda está perfeitamente conservado, revela as incríveis realizações arquitetônicas da época. Isso porque ele tem proporções precisas, com a altura igual ao diâmetro, e um único feixe de luz — que entra na sala a partir do topo da cúpula. Isso dá ao ambiente um clima único. Os reis italianos, o pintor renascentista Rafael e outros grandes italianos estão enterrados no Panteão. Não perca essa atração, que tem entrada gratuita!

2. Duomo di Milano

A magnífica Catedral de Santa Maria Nascente de Milão, "Il Duomo" para os habitantes locais, é uma das maiores igrejas do mundo e provavelmente o melhor exemplo em qualquer lugar do estilo gótico extravagante. Afinal, sua fachada repleta de estátuas (2.245 estátuas de mármore, para sermos mais exatos) e os 135 pináculos de pedra esculpida que coroam seu teto causam uma ótima primeira impressão. O interior da catedral, por sua vez, continua o trabalho de surpreender os visitantes. As paredes são decoradas pelos maiores vitrais do mundo, dentro do local há o túmulo de Gian Giacomo Medici, um candelabro de bronze do século XII e muito mais. Para finalizar a visita, há a possibilidade de subir no teto do Duomo, apreciar a vista e observar, mais de perto, a figura da La Madonnina

3. Lago de Como

O Lago de Como é o terceiro maior lago da Itália e também é uma vista de tirar o fôlego! Cercado por montanhas e pequenas cidades pitorescas, o lago era um refúgio dos ricos desde os tempos romanos. Assim, você também encontrará muitas mansões e palácios ao longo de suas margens arborizadas, muitos deles cercados por jardins abertos ao público. Além disso, também é possível visitar vilas históricas, castelos medievais e igrejas de outros séculos no local. O melhor de tudo é que, saindo de Milão, você poderá fazer uma excursão de um dia e apreciar esse lindo cartão-postal. Programe-se!

4. Torre de Pisa

A Torre Inclinada de Pisa é, na verdade, apenas uma das muitas atrações da cidade de Pisa, mas sua fama, conquistada por conta de uma falha — ter sido construída em um terreno de argila e areia — é conhecida no mundo inteiro. A construção do edifício começou em 1173, e quando os três primeiros andares foram erguidos já se notava uma ligeira inclinação. Entretanto, o erro não foi corrigido, e a torre se inclinava mais a cada ano. Com risco de desmoronamento, a visitação foi fechada ao público em 1990. Em 2001, o problema foi finalmente corrigido e hoje os visitantes podem subir as escadas da torre para apreciar uma vista fabulosa da cidade.

5. Canais de Veneza

Veneza é uma cidade de ilhas e os canais são as principais ruas da cidade, ligadas por um labirinto de passagens estreitas. Assim, passear por eles em uma gôndola é uma tradição que os viajantes desfrutam há séculos. O Grande Canal é o mais famoso desses canais e um dos locais mais fotografados de Veneza. O turismo na cidade também é bem apreciado a partir das águas — afinal, essa é a melhor maneira de ver muitos dos grandes palácios, cujas frentes estão voltadas para os canais. Agora que você já sabe mais sobre os principais pontos turísticos da Itália, é só se programar para ver todas essas belezas de perto. Se ler sobre elas já é interessante, olhar com os próprios olhos é ainda mais especial. E, se você gostou de saber mais sobre os principais pontos turísticos da Itália, imagine em morar em um lugar assim? Leia o nosso conteúdo sobre as vantagens de ter um passaporte italiano e saiba mais!