Se você pedir para que a gente descreva a primavera na Itália, não será difícil fazê-lo. Com uma só palavra, é possível resumir bem: impressionante!
Isso porque você não encontrará só — lindíssimas — flores desabrochando. Verá também vistas deslumbrantes e paisagens multicoloridas. Assim, se tratando de um país tão cheio de belezas naturais como a Itália, nada mais justo planejar bem o seu roteiro por lá nessa época tão especial.
Confira, abaixo, os 5 lugares que você não pode perder:
1. Dolomitas
Talvez você não as conheça pelo nome, mas com certeza já viu fotos das Dolomitas por aí. Patrimônio mundial da Unesco, as cordilheiras nos Alpes orientais (situadas ao norte da Itália) são um verdadeiro espetáculo da natureza. Durante o inverno, são ótimas para esquiar. Já no verão, proporciona caminhadas agradáveis. Mas, na primavera, há uma combinação de vegetação vibrante, belas flores e, lá no fundo, um traço de neve nas montanhas. Programe a sua viagem para ver essa pintura da vida real com seus próprios olhos!
2. Ravello, na Costa Amalfitana
Toda a costa de Amalfi é muito bonita na primavera, e quanto a isso não há dúvidas. As colinas com terraços são luminosas, verdes e salpicadas de flores. A temperatura amena. A cidade vazia… Sim! Por não ser alta temporada, ainda não há muitos turistas, o que torna a visita ainda mais acolhedora. Além disso, Ravello conta com diversos jardins (o que a torna ainda mais especial quando o assunto é primavera!). A Villa Rufolo, do século XIII, conta com jardins repletos de flores e vista para o mar. Ah, e o mesmo acontece com o Villa Cimbrone. Explore a comune di Ravello para descobrir mais detalhes encantadores!
3. O campo da Úmbria
A região rural da Úmbria, região próxima à Toscana, muitas vezes é apelidada de "coração verde da Itália". Por isso, não há como negar que ela é linda o ano todo. Mas na primavera, quando o tempo está ameno (mas não muito quente) e as flores estão mostrando suas formas e cores, o visual fica ainda mais bonito. Para aproveitar ainda mais a sua experiência nesse lugar, procure uma cidade medieval no topo de uma colina (Spoleto, por exemplo) e aprecie a vista deslumbrante da verdejante zona rural.
4. Campo Imperatore de Abruzzo
Embora muitas vezes as pessoas passem por Toscana ou Úmbria (que, inclusive, é uma dica que demos acima), a zona rural de Abruzzo também deve entrar no seu roteiro primaveril. Chegando na região, busque pelo Campo Imperatore, um prado alpino próximo da comuna de L'Aquila, que é o maior planalto dos Apeninos. Na primavera, você encontrará a seguinte cena: pastores com suas ovelhas, gado e cavalos nesse local. Flores silvestres por todos os lados. E, para os verdadeiros entusiastas de flores, há ainda o Jardim Botânico Alpino, que conta com cerca de 300 espécies de plantas e flores nativas da região das montanhas. Vale a pena conferir!
5. Val d'Orcia da Toscana
Para finalizar a nossa lista, mais um local da Itália que figura na lista de Patrimônio Mundial da Unesco — o que o torna digno de ser visitado em qualquer época do ano, certo? Na primavera, porém, você encontrará cores brilhantes e variadas em seu caminho. Nesse contexto, que tal aproveitar o clima ameno para descobrir a região de bicicleta? A nossa dica é que você não deixe de ver as regiões de Bagno Vignoni, San Quirico D'Orcia, Buonconvento, Castiglione d'Orcia, Montalcino, Radicofani, San Bagni Filippo e Terme di Petriolo. Pronto! Agora você já sabe por onde começar o seu roteiro de primavera na Itália. Basta marcar as férias, comprar as passagens e se divertir muito! Que tal percorrer todos esses destinos em uma road trip pela Itália? Confira nosso post sobre o que precisa para dirigir no país!