O reconhecimento da cidadania italiana tem sido um objetivo almejado por muitos descendentes de italianos ao redor do mundo. No entanto, apesar do desejo de conectar-se às raízes e à cultura italiana, alguns fatores podem impedir ou atrasar o processo, exigindo do requerente um cuidado especial.

Por isso, a escolha da empresa especializada em cidadania italiana é crucial para conquistar o tão sonhado passaporte. E, para isso, opte pela Dimensione Cidadania.

O que pode impedir de tirar a cidadania italiana?

Mesmo que seja difícil, é possível que a sua cidadania italiana seja negada ou que o processo em si leve mais tempo para ser concluído. Diante disso, é fundamental que você esteja bem informado e preparado para enfrentar os obstáculos que possam surgir ao longo do processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Confira as dicas que a Dimensione Cidadania separou para você:

  • Não ser um descendente italiano

Antes de qualquer passo, é indispensável saber se você é, de fato, um descendente italiano. Caso você ainda não tenha certeza sobre isso, é possível realizar uma busca aprofundada sobre os seus antepassados.

Isso pode ser feito por meio da árvore genealógica ou com perguntas feitas diretamente aos familiares, que podem colaborar para que o processo ocorra. Após isso, é necessário ir atrás de toda a documentação para comprovar a ancestralidade italiana.

  • Documentação incompleta ou incorreta

A obtenção dos documentos necessários, como certidões de nascimento e casamento pode ser um desafio, especialmente quando os registros estão desatualizados, perdidos ou mal conservados. Além disso, é fundamental que esses documentos sejam traduzidos corretamente para o italiano e apostilados de acordo com as normas vigentes.

Caso essa documentação não seja entregue ou esteja incorreta, você deverá ajustar as pendências e retornar à empresa. Para ajudá-lo, a Dimensione Cidadania contribui com as pesquisas dos documentos - ou indica empresas do segmento - e com a tradução dos mesmos.

  • Renúncia voluntária da cidadania italiana

Se você já renunciou voluntariamente a sua cidadania italiana, precisará consultar a legislação italiana para entender se é possível recuperá-la. Em situações como essa, são analisados os motivos pelos quais fizeram com que o indivíduo tomasse essa decisão e quando isso ocorreu, por exemplo.

De qualquer maneira, é preciso avaliar a elegibilidade para que o reconhecimento da cidadania italiana seja finalizado sem nenhum contratempo.

  • Tradução e apostilamento

A tradução dos documentos para o italiano deve ser realizada por profissionais qualificados e reconhecidos, a fim de evitar erros que possam comprometer a validade dos mesmos. Da mesma forma, a apostila, que atesta a autenticidade dos documentos, deve ser obtida de acordo com as normas do país de origem dos documentos.

Na Dimensione Cidadania, todo este trâmite é realizado internamente, por especialistas. Ou seja, em um só lugar, você tem direito ao processo completo.

  • Dificuldades de comunicação

A comunicação com a empresa especializada em cidadania italiana é fundamental, especialmente em virtude da familiaridade com os procedimentos burocráticos que você não tem. É por meio das conversas e de todas as informações passadas sobre o processo que você saberá como está o andamento do mesmo, além de estar ciente caso necessite apresentar algum dado ou documentação.

Quem tem direito à cidadania italiana em 2024?

Agora que um novo ano começou, muita gente ainda tem dúvidas sobre quem tem direito à cidadania italiana. Mas, não se preocupe. Por enquanto, ainda não houveram mudanças significativas na legislação italiana.

Sendo assim, se você deseja ter a cidadania italiana, você deve preencher aos seguintes requisitos:

Como você viu, a busca por orientação especializada e a atenção aos detalhes são essenciais para garantir o sucesso na obtenção da cidadania italiana e a realização do tão sonhado vínculo com as raízes italianas. Não deixe a falta de informação te impedir de tirar a sua dupla cidadania.

Entre em contato com a Dimensione Cidadania agora mesmo e faça o seu orçamento.

Continue acompanhando a Dimensione Cidadania nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.

Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn - @‌dimensionecidadania