Estudar na Itália pode ser mais fácil do que você imagina. Apesar de ter muita burocracia para um estrangeiro, é um processo simples para um cidadão italiano.
Neste artigo, te explicaremos como funciona o estudo no país da bota. Acompanhe!
Como a cidadania italiana contribui para estudar na Itália?
A cidadania italiana é vantajosa em inúmeros quesitos. Primeiro, porque você tem direito a um dos passaportes mais poderosos do mundo. Segundo, porque, com ele, você garante uma série de direitos - e, claro, deveres.
Entre os benefícios que o reconhecimento pode trazer, podemos citar a permissão para viajar, morar, trabalhar e estudar na Itália e em outros países da União Europeia. No caso, não é necessário ter um visto de trabalho ou estudo.
Ou seja, é perceptível que a cidadania italiana tem um peso positivo sobre um descendente que sonha em ter a dupla nacionalidade e crescer profissionalmente no país, começando com os estudos.
Vale ressaltar que os meios para estudar na Itália variam de acordo com o tipo de instituição, já que, da escola para a universidade, mudam alguns passos de matrícula e pagamento.
Regras para estudar em uma escola na Itália
O governo italiano oferece ensino de qualidade gratuito no país para todas as crianças a partir dos 6 anos. Sendo assim, você pode garantir que o seu filho tenha acesso a uma educação de primeira linha.
Confira o passo a passo para matriculá-lo:
· Preencher a matrícula na plataforma online do Ministero dell’Istruzione;
· Apresentar comprovante de residência na Itália;
· Certidão de nascimento, passaporte ou codice fiscale da criança;
· Carteira de vacinação brasileira;
· Histórico e declaração escolar anterior da criança, na série que ela parou no Brasil;
· Codice fiscale dos pais ou responsáveis;
· ISEE ou outra documentação italiana que comprove a renda da família.
O que fazer para se matricular em uma universidade na Itália?
Se você possui a cidadania italiana, o procedimento para realizar a matrícula em uma universidade na Itália funciona da seguinte maneira:
· Escolha o curso e a modalidade
Você tem direito por optar por três tipos de modalidades, sendo elas:
Laurea Triennale (3 anos);
Laurea Magistrale (5 anos);
Master/Specializzazione ou Dottorato di Ricerca;
· Escolha a universidade
Enquanto as universidades públicas cobram um valor de acordo com a renda do cidadão, as particulares têm uma mensalidade específica. Assim, dependerá da sua realidade para ingressar os estudos.
Documentos necessários para se matricular em universidades na Itália
A lista com os documentos impostos para assegurar a sua matrícula em uma universidade na Itália não é tão extensa. Contudo, cada um deles é imprescindível.
Além disso, todos os documentos devem conter suas traduções juramentadas e é necessário validar seus diplomas obtidos fora do país. Veja:
· Histórico escolar do Ensino Fundamental;
· Certidão de conclusão do Ensino Fundamental;
· Histórico escolar do Ensino Médio;
· Certidão de conclusão do Ensino Médio.
Caso tenha concluído o ensino médio no Brasil, você deverá apresentar quatro semestres de faculdade cursados no país ou o diploma do ensino médio brasileiro e se matricular para cursar o quarto e quinto anos do ensino médio na Itália para depois se matricular na universidade.
Isso acontece porque há uma defasagem de anos no segundo grau entre Brasil e Itália. Enquanto no Brasil o estudante conclui com três anos, na Itália o ensino médio é finalizado em cinco anos, sendo indispensável que ele preencha essa lacuna para iniciar a vida acadêmica no país da bota.
Cidadania italiana em Minas Gerais
E aí, descendente. O que você está esperando para reconhecer a sua cidadania italiana?
Na Dimensione Cidadania, colaboramos para que o seu processo via judicial ocorra com segurança e confiabilidade. Somos pioneiros no ramo e queremos que você possa resgatar suas origens, além de usufruir dos benefícios de um cidadão italiano.
Atendemos em Belo Horizonte e Grande Belo Horizonte - Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jabuticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas, Vespasiano e todas as outras cidades do Brasil.
Juntos, vamos além!