Viajar o mundo é o sonho de quase todas as pessoas – ou de todas elas, sem querer exagerar. Afinal, quem não quer conhecer novos lugares, culturas e gastronomias? Mas, antes de marcar a sua viagem, você precisa se atentar aos países que necessitam de passaporte e/ou visto, como é o caso dos Estados Unidos.
Contudo, dependendo do passaporte que você possui, não é necessário ter o visto para entrar em certos países. E, é exatamente sobre isso o que falaremos neste artigo.
Acompanhe!
Passaporte italiano
O passaporte italiano é um dos passaportes mais poderosos do mundo. Ele, nada mais é do que um documento de identificação exclusivo para cidadãos italianos.
Neste caso, para ter acesso a este passaporte, o solicitante tem dois caminhos: ter descendência sanguínea de um antepassado nascido na Itália, independentemente do grau de parentesco, ou casar com um cidadão italiano.
No primeiro caso, estamos falando da cidadania italiana via judicial, que consiste em um processo que comprova, por meio de documentos, que você é um cidadão italiano de sangue e pode ser reconhecido para ter seus direitos e deveres, assim como os cidadãos que residem no país. Já o outro, refere-se à cidadania italiana por casamento, que faz com que o solicitante, casado com um cidadão já reconhecido, tenha a cidadania por tempo de união entre ambos.
Tanto a primeiro, quanto a segunda situação, devem ser realizadas por meio de processos jurídicos para ter validade.
O que é visto americano?
Por sua vez, o visto americano é o documento que te dá o direito de acessar os EUA. Para tanto, há diferentes tipos de vistos, cada um com suas especificações, que dependerão dos objetivos da sua ida ao país para ser concedido.
São exemplos:
· B-1 - Visitante a negócio: destinada às pessoas que vão ao país fazer negócios para empregadores não americanos, sendo inválido para trabalho;
· B-2 - Visitante a passeio (turista): válido durante 10 anos, porém, o tempo de permanência das pessoas no país é de até seis meses;
· C-1 - Trânsito: indicado para os passageiros que estão apenas de passagem nos EUA;
· F-1/F-2 - Estudante: para consegui-lo, a pessoa deve ser admitida em alguma instituição aprovada pelo Serviço de Imigração, sendo necessário comprovar vínculos com o país de origem e condição financeira suficiente para se manter nos EUA sem ter um emprego;
· J-1/J-2 - Programa de intercâmbio: incluem estudantes de pós-graduação, graduados em medicina que desejam realizar a pós ou a especialização, acadêmicos patrocinados por universidades como docentes temporários e profissionais estagiários;
· M-1/M-2 - Estudante vocacional: recomendado para os estudantes que desejam se matricular em universidades ou outras instituições acadêmicas;
Para tirar o visto, independentemente de qual seja, é necessário preencher um formulário, realizar o pagamento, agendar, ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e ao Consulado. Se todos os documentos estiverem de acordo, você receberá o seu documento em até 10 dias.
Quem tem passaporte italiano precisa do visto americano?
Agora que você já sabe o que são, fica a dúvida: o visto americano é necessário para quem tem o passaporte italiano?
Quem tem este passaporte em mãos, não precisa de visto para ficar nos Estados Unidos por até 90 dias. Assim, basta preencher, de forma on-line, o formulário ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), comprovando que você irá ao local por turismo.
Desta forma, o cidadão italiano deve acessar o site do ESTA, aceitar os termos, preencher o formulário e um questionário, pagar uma taxa e pronto. Você pode viajar com mais facilidade e segurança.
Fonte: https://usa-esta.pt/
Agora, se você quer residir permanentemente nos EUA, necessita do visto. É possível obter alguns dos tipos, como o E-2 para investidores.
Vale a pena ter a cidadania italiana?
Sim! A cidadania italiana te dá o direito de viajar não só aos Estados Unidos sem o visto, mas também para diversos outros países, que chegam, em média, em 155.
Além disso, com a cidadania italiana, você pode:
· Acesso a inúmeros lugares portando apenas o passaporte italiano;
· Estudar nos países da União Europeia;
· Morar em qualquer país da União Europeia;
· Trabalhar em todos os países da União Europeia;
· Votar e ser votado, caso de candidate, durante as eleições italianas;
E assim por diante.
Cidadania italiana via judicial em São Paulo
De fato, ter a cidadania italiana contribui – e muito – com a sua vida pessoal e profissional. E, para realizar este sonho, nada melhor do que ter uma empresa especializada no processo.
A Dimensione Cidadania é pioneira em cidadania italiana via judicial. Temos uma equipe treinada para melhor atende-lo e tirar todas as suas dúvidas, garantindo o resultado positivo perante o seu processo.
Juntos, vamos além!