O nosso bem-estar é a nossa maior virtude, não é mesmo? Estar bem consigo e conseguir exercer suas atividades com disposição é a meta de todos os dias. Contudo, podem acontecer situações que nos levem a procurar o sistema de saúde do lugar em que moramos.

Pensando nisso, se você tem a cidadania italiana ou está em processo de reconhecimento, é importante saber como funciona a saúde pública na Itália, afinal, um dia você precisará passar com profissionais da área, independentemente do motivo.

Confira o artigo.

Existe SUS na Itália?

Enquanto no Brasil há o SUS (Sistema Único de Saúde), na Itália tem o SSN - Servizio Sanitario Nazionale. De modo geral, eles se assemelham por serem sistemas públicos de saúde, os quais são destinados para todas as pessoas – ou quase todas – que estão no país.

O SSN abrange todo o território. Entretanto, cada uma das 20 regiões italianas administra seu próprio sistema de saúde, ou seja, são estratégias locais, gerando resultados mais satisfatórios e personalizados para cada paciente.

Apesar de ser considerado público, o sistema de saúde italiano não é completamente gratuito, ao contrário do SUS. No caso do SSN, é cobrada uma taxa de acordo com o serviço utilizado, baseado no Imposto de Renda.

Esse valor de referência também se dá quando a família não tem uma renda fixa ou é muito baixa.

Quem tem direito à saúde pública italiana?

De modo geral, o sistema de saúde pública italiano pode ser utilizado pelas seguintes pessoas:

· A pessoa que reside na Itália, mas não é cidadão;

· Cidadão europeu que reside no país ou no exterior;

· Cidadão italiano que vive no exterior e esteja visitando o país;

· Estrangeiros casados com italianos;

· Qualquer cidadão italiano residente no país.

Mas, vale mencionar que há diferenças entre os tipos de serviços que você tem direito. São elas:

· Se você é italiano e reside na Itália ou é um cidadão europeu com visto de moradia de residência no país (desde que esteja com o pagamento de impostos em dia), o serviço nacional de saúde italiano cobre o pronto atendimento, exames e possíveis consultas;

· Se você é cidadão italiano não residente no país e está apenas passeando na Itália, o SNN cobre somente o pronto atendimento para casos emergenciais.

Por que reconhecer a cidadania italiana?

Claro que usufruir da saúde pública é um dos principais motivos para que você tire a sua cidadania italiana, mas, não é só isso. Ser cidadão italiano reconhecido significa resgatar as suas origens e garantir direitos e deveres que uma pessoa nascida na Itália tem.

Sendo assim, você pode viver no país da bota, viajar para vários outros sem a necessidade de um visto, morar em qualquer país da União Europeia e, neles, trabalhar e estudar sem qualquer burocracia. A cidadania italiana permite com que você vote nas eleições italianas e seja votado caso deseje se candidatar a algum cargo do governo.

Já imaginou poder evoluir pessoalmente e profissionalmente por meio de um único passaporte? Este é um sonho possível de ser realizado.

Cidadania italiana via judicial em Belo Horizonte

Viu só, descendente? Ser um cidadão italiano só traz benefícios para você. Está na hora de se reconhecer!

Dimensione Cidadania é uma empresa especializada e pioneira em cidadania italiana via judicial. Nossa equipe é experiente e conta com profissionais dedicados, além de advogados parceiros aptos a realizar o processo.

Juntos, vamos além!