Uma dúvida muito recorrente sobre a cidadania italiana via judicial está ligada ao nível de dificuldade que as pessoas encontrarão ao entrar com o processo do reconhecimento. Saiba que, de fato, você pode conquistar o tão sonhado passaporte sem ter que passar por processos demorados e enfrentar longas filas.

Quer saber como? Continue lendo este artigo!

É difícil tirar a cidadania italiana via judicial?

Definitivamente não! A cidadania italiana via judicial é transferida para pessoas que tenham o mesmo sangue de um antepassado nascido na Itália.

Ou seja, se você tem um tataravô que nasceu em Milão há mais de 100 anos, mas ainda está com dúvidas se tem direito à cidadania, a resposta é sim. Não importa qual é o seu antepassado italiano, desde que vocês tenham parentesco comprovado.

Entretanto, para que o resultado seja favorável, é importante destacar que você precisará apresentar alguns documentos para validar que você é um descendente italiano. Mas, não se assuste. Em uma empresa especializada em cidadania italiana via judicial, todas as etapas do processo são realizadas com segurança e transparência.

Como tirar a cidadania italiana via judicial?

Agora que você já sabe que a cidadania italiana via judicial requer apenas provas, vamos te explicar como funciona o processo para você, que já sabe que é descendente. Veja:

1. Escolha a empresa que realizará o seu processo

A primeira e mais importante etapa diz respeito à empresa que trabalhará fielmente para que você tenha em mãos o seu passaporte. Neste caso, leve em consideração os anos de experiência, a equipe jurídica, o atendimento e, principalmente, a seriedade com que conduzem o assunto.

Pensando nisso, recomendamos a Dimensione Cidadania, pioneira em cidadania italiana via judicial.

2. Separação e envio das certidões

Ao entrar em contato com a Dimensione Cidadania, você receberá um atendimento de ponta, no qual nossa equipe tirará todas as suas dúvidas. Em seguida, envie os documentos solicitados.

Entre eles, estão a certidão de nascimento e casamento do antepassado, além de seus documentos pessoais.

3. Conferência dos documentos

Nesta fase, a equipe da Dimensione Cidadania avaliará a documentação para verificar se estão aptos. Se estiverem de acordo com o que foi solicitado, você passará para a próxima etapa e, caso não esteja, você precisará repetir o processo.

Até este momento, nenhum valor é cobrado.

4. Tradução e apostilamento

Há situações em que é necessário pesquisar e atualizar as certidões, sendo um procedimento que a empresa realiza. Em seguida, é feita a preparação da procuração, outorgando poderes de representação aos advogados parceiros.

Ainda, é efetuada a tradução e o apostilamento dos documentos para entrar com o processo.

5. Protocolização do processo

Com toda a documentação em mãos, é hora de protocolar o processo no tribunal competente. Agora você deve estar se perguntando: “é neste momento que viajo para a Itália?”.

Bom, não se preocupe. É totalmente on-line e seguro, sendo dispensável um custo desnecessário com viagens para comprovar a sua descendência.

A sentença transita em julgado, então a cidadania não pode ser contestada.

6. Execução da sentença e registro

Por mais que a sua sentença esteja em suas mãos, você ainda não pode usufruir dos direitos e deveres de um cidadão italiano nascido no país da bota, como:

· Estudar, trabalhar e morar na Itália e países da União Europeia;

· Resgatar as origens italianas;

· Viajar para diversos países apenas portando o passaporte;

· Votar e ser votado nas eleições;

· Ter acesso aos Estados Unidos e outras regiões com mais facilidade;

E assim por diante.

Assim, é preciso fazer o registro nos livros de registro civil italiano.

7. Inscrição no AIRE

O AIRE é o cadastro dos italianos residentes no exterior, solicitado no consulado e confirmado pelo comune onde a transcrição das certidões foi feita. Essa inscrição mostra o seu elo com a Itália.

Desta forma, tudo o que acontecer na sua vida no Brasil, deve ser apresentado ao consulado. Mudanças como endereço, estado civil e nascimento de filhos são alguns dos dados que têm que estar sempre atualizados.

Prontinho! Agora é só aguardar para buscar o seu passaporte.

Vale mencionar algumas ressalvas importantes:

· É possível que você e mais pessoas da sua família tirem a cidadania italiana ao mesmo tempo;

· Os filhos menores garantem a cidadania na etapa 6, já que são registrados junto aos pais.

Cidadania italiana via judicial em Belo Horizonte

Viu só como é simples conquistar a sua cidadania italiana via judicial? Você só precisa ter a certeza de que é um descendente italiano para darmos andamento no processo.

Em até dois anos, você será reconhecido cidadão italiano e poderá gozar de seus direitos e deveres.

Conte com a Dimensione Cidadania.

Juntos, vamos além!