Mais do que um passaporte: a cidadania italiana via judicial é uma maneira segura e confiável de resgatar as suas origens italianas. Em poucos anos, você garante seus direitos de viver como um cidadão italiano e usufruir dos benefícios que o documento pode te proporcionar.

Quanto tempo leva a cidadania italiana via judicial?

Uma das principais vantagens refere-se ao período que o requerente espera para se reconhecer cidadão italiano. Mas, antes de mencionarmos o tempo atual, vamos voltar a alguns anos.

Antigamente, o solicitante precisava aguardar em longas filas para conseguir o passaporte. Neste caso, os processos administrativos demoravam cerca de 10 anos até a conclusão.

Com a Dimensione Cidadania, pioneira em cidadania italiana via judicial, tudo mudou. Agora, o requerente tem o prazo de até dois anos para ter os documentos em mãos.

Quanto custa a cidadania italiana via judicial?

O investimento para se tornar um cidadão italiano via judicial dependerá, especialmente, de dois fatores:

1. A empresa

Cada empresa trabalha com uma metodologia de trabalho e, por isso, os valores podem mudar. Lembre-se de que o barato pode sair caro e há alguns fatores que você deve levar em consideração antes de fechar negócio, como:

  • Atendimento;
  • Credibilidade;
  • Experiência;
  • Expertise no assunto;

E, ninguém melhor do que a Dimensione Cidadania para ajudá-lo.

2. Quantidade de requerentes

Você pode trilhar um novo caminho com a cidadania italiana em mãos gastando menos, sabe como? Se mais pessoas da sua família têm a mesma descendência sanguínea, vocês podem entrar com um único processo, conhecido como “pasta familiar”.

Assim, quanto mais solicitantes, menor o valor que cada um pagará. É uma chance de todos terem o passaporte em mãos com um investimento reduzido.

Ou seja, converse com seus pais, irmãos, tios, primos. Todos podem mudar de vida - e para muito melhor.

Como solicitar a cidadania italiana via judicial?

Antes de dar início ao processo com a Dimensione Cidadania, é indispensável seguir o passo a passo, de modo a garantir o reconhecimento. Confira:

1. Pesquisa genealógica

A primeira etapa é saber se você é, de fato, um descendente italiano. Para isso, você pode fazer perguntas aos seus familiares e pesquisas em bancos de dados italianos.

Pronto! Agora que você tem certeza sobre sua ancestralidade, pode dar continuidade.

2. Certidões

Em seguida, você precisa separar os documentos que serão necessários para dar entrada no processo. São eles:

  • Documentos do antepassado italiano:

- Certidão de nascimento (estratto dell´atto di nascità);
- Certidão de casamento;
- CNN – certidão negativa de naturalização.

  • Documento das pessoas nascidas no Brasil:

De todos os ascendentes para comprovar a descendência dos requerentes:

- Certidão de nascimento (modelo simples/breve relato);
- Certidão de casamento (modelo simples/breve relato).

  • Documentos do solicitante:

- Certidão de nascimento (em inteiro teor digitada);
- Certidão de casamento (quando houver, em inteiro teor digitada). Caso haja filhos no processo, esse documento será necessário.

3. Conferir a documentação

Mesmo que você já esteja com as certidões em mãos, é necessário saber se elas estão aptas para serem utilizadas. Se a resposta for positiva, te auxiliaremos na preparação.

4. Preparação da documentação

Chegou o momento de preparar a procuração, outorgando poderes de representação aos nossos advogados. Além disso, é realizada a tradução e o apostilamento.

Quando necessário, atualizamos as certidões e efetuamos o serviço de pesquisa e busca (emissão/atualização de certidões) no Brasil e Itália.

5. Protocolização

Protocolamos o processo no tribunal competente on-line. Desta forma, você economiza com uma viagem à Itália sem necessidade.

6. Execução e registro

Aqui, você já está com a sentença favorável em mãos. Entretanto, é preciso fazer o registro nos livros de registro civil italiano.

7. Inscrição no AIRE

Por fim, realizamos sua inscrição no AIRE (cadastro dos italianos residentes no exterior). Esta é uma maneira de manter o seu elo entre Brasil e Itália, sendo um requerimento solicitado no consulado.

Cidadania italiana via judicial em Belo Horizonte

Pode parecer um processo totalmente burocrático, mas, basta confiar na Dimensione Cidadania para dar certo. São anos atuando na realização de sonhos de descendentes italianos que desejam ter a dupla cidadania.

Juntos, vamos além!