Ser um cidadão italiano reconhecido só tem vantagens, entretanto, existem algumas obrigações que devem ser cumpridas. Se você está com a cidadania italiana em mãos e tem dúvidas sobre o seu passaporte, nós podemos auxiliá-lo.

Acompanhe o artigo e saiba mais.

Precisa renovar o passaporte italiano?

Engana-se quem acha que, por ter a cidadania italiana, não é necessário renovar o passaporte italiano. A verdade é que, independentemente se você é nascido no país da bota ou reconhecido cidadão italiano, você precisa solicitar essa renovação.

Então, sim! Assim como o passaporte brasileiro, se você deseja realizar viagens internacionais, o documento deve estar válido.

Para isso, você precisa estar inscrito no AIRE e com todos os dados cadastrais atualizados. Também é necessário estar inscrito no consulado italiano responsável por sua cidade.

Fique atento. Dependendo da alteração cadastral, os documentos podem levar meses para serem produzidos no padrão proposto.

Alguns consulados italianos no Brasil precisam de um prazo mínimo para emitir o passaporte italiano. Assim, para a renovação ser autorizada, a validade do documento atual tem que ser inferior a seis meses.

Por estes motivos, vale ressaltar que qualquer mudança no estado civil, endereço ou nascimento de filhos, precisa ser informada ao consulado, mesmo se não for para renovar o passaporte agora.

Quanto tempo é válido o passaporte italiano?

A validade do passaporte italiano para brasileiros depende, exclusivamente, da idade do requerente.

  • De 0 a 3 anos: validade de 3 anos;
  • De 3 a 17 anos: validade de 5 anos;
  • Maiores de 18 anos de idade: validade de 10 anos.

É indispensável destacar que diversos países exigem que a validade mínima do passaporte seja de seis meses antes do vencimento. Desta maneira, é aconselhável emitir um novo documento caso a data de validade esteja próxima, evitando constrangimentos ao viajar.

Qual o prazo de emissão do passaporte?

Antes do passaporte ser emitido, você passará por uma entrevista no consulado. De modo geral, essa entrevista serve para comprovar suas informações pessoais e dar entrada na emissão do documento.

Contudo, o prazo pode variar de acordo com o consulado italiano. Em alguns casos, você retira o passaporte no mesmo dia e, em outros, pegará um comprovante de serviço prestado com uma data preestabelecida para a sua retirada.

Lembre-se de levar toda a sua documentação neste dia. Se faltar alguma ou se ela for inválida, o processo pode ser cancelado e remarcado.

O que fazer em caso de perda, furto ou roubo do passaporte?

Pode ser que, infelizmente, você perca o seu documento ou, em casos mais graves, seja furtada ou roubada. Mas, não se preocupe. É possível solicitar a renovação do passaporte antes do prazo.

Em situações como essas, é preciso realizar um Boletim de Ocorrência, preferivelmente pessoalmente em uma delegacia próxima. Depois, você agendará o serviço de emissão diretamente no consulado e, no dia, deverá comparecer com os documentos solicitados e o B.O.

Cidadania italiana via judicial

Está pronto para desfrutar dos privilégios da dupla cidadania? Contate a Dimensione Cidadania.

Somos pioneiros em cidadania italiana via judicial, também conhecida como “jus sanguinis”. Ou seja, se você é descendente italiano, tem direito ao reconhecimento e poderá, entre outras coisas:

  • Estudar, morar e trabalhar na Itália e em países da União Europeia;
  • Participar das eleições italianas, podendo votar e se candidatar;
  • Resgatar as suas origens italianas;
  • Usufruir do sistema de saúde italiano;
  • Viajar para diversos países sem a necessidade de obter um visto;

E assim por diante.

Com a Dimensione Cidadania, o seu sonho é possível. Entre em contato conosco e dê entrada no seu processo de reconhecimento.

Juntos, vamos além!