A busca pela cidadania italiana por parte dos brasileiros tem se intensificado nos últimos anos, afinal, são cerca de 30 milhões de descendentes que têm, por direito, o reconhecimento. Existem diversas razões pelas quais muitos decidem optar pelo o processo de obtenção da cidadania.
Uma das principais motivações está relacionada às oportunidades de trabalho e estudo na União Europeia, já que a posse do passaporte italiano confere o direito de residir e trabalhar em qualquer país. Além disso, a cidadania italiana proporciona benefícios, como acesso ao sistema de saúde e educação de qualidade.
Pensando nisso, separamos um material exclusivo para que o descendente conheça os principais motivos para ter o passaporte italiano em mãos. Para que o torno se torne realidade, entre em contato com a Dimensione Cidadania e saiba como resgatar as suas origens.
Quais as vantagens de um brasileiro ter cidadania italiana?
Além de ser um dos passaportes mais poderosos do mundo, a cidadania italiana oferece uma série de vantagens para os brasileiros. São elas:
- Livre circulação na União Europeia
Com o passaporte italiano, o cidadão reconhecido pode viajar e residir em qualquer país da União Europeia sem a necessidade de visto ou autorização de trabalho. Basta comprar suas passagens e aproveitar!
- Acesso a serviços públicos de qualidade
A cidadania italiana garante o direito aos serviços públicos de saúde e educação na Itália, reconhecidos por sua qualidade e eficiência. Isso é um ponto muito positivo, especialmente para quem pretende morar no país.
- Direito a dupla nacionalidade
A legislação italiana permite a dupla nacionalidade, possibilitando que a pessoa mantenha sua cidadania brasileira e italiana simultaneamente. Sendo assim, são dois passaportes para usufruir, seja em solo brasileiro ou italiano.
- Facilidade em transações internacionais
Indo para um lado mais burocrático, a cidadania italiana pode facilitar transações comerciais e facilitar certos processos ao lidar com instituições europeias. Neste caso, vale a intenção ao ter um negócio próprio no país da bota.
Ademais, destaca-se a capacidade que o cidadão italiano reconhecido tem de resgatar suas origens e poder viver, de fato, como uma pessoa nascida e criada na Itália.
É difícil ter a cidadania italiana?
O processo de obtenção da cidadania italiana pode ser desafiador, mas a dificuldade varia dependendo das circunstâncias individuais e da maneira em que cada processo é conduzido. Existem duas formas principais de adquirir a cidadania:
- Via judicial
Para quem tem uma descendência com um antepassado italiano, é possível buscar a cidadania italiana via judicial. Esse caminho envolve a comprovação da ascendência italiana e documentação adequada, sendo o caso de pessoas que têm descendência comprovada por sangue, independentemente da hereditariedade.
Ou seja, pela legislação italiana, todo descendente italiano é cidadão ao nascer. Por sua vez, dá-se o nome de “reconhecimento do status civitatis italiano iure sanguinis”.
- Por casamento
Brasileiros casados com cidadãos italianos podem obter a cidadania italiana por meio da naturalização após alguns anos de matrimônio, desde que cumpram certos requisitos. Entre eles, estão o tempo de casamento, o lugar em que residem e os requisitos linguísticos obrigatórios.
É possível ter mais de duas cidadanias?
Sim! É possível ter mais de duas cidadanias - ou seja, além da brasileira e a italiana, por exemplo.
A legislação de alguns países permite a pluralidade de nacionalidades, sendo o Brasil e a Itália dois desses casos. Portanto, um brasileiro que adquire a cidadania italiana não precisa renunciar à sua cidadania de origem, possibilitando a coexistência de ambas.
Vale ressaltar que as regras sobre dupla cidadania podem variar de país para país, e é importante estar ciente das leis específicas envolvidas.
Viu só? A cidadania italiana é mais do que um direito para você, brasileiro. Sua importância vai além de viagens ou moraria.
Para saber mais, continue acompanhando a Dimensione Cidadania nas redes sociais.
Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn - @dimensionecidadania